Êxodo Capítulo 13



 

PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Êxodo 13

 

(A consagração dos primogênitos)

 

“Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite”.

 

 

 

A “Mão forte” bem como o “Braço estendido” de Deus está muito patente em cada lucubração ao longo das narrativas feitas por Moisés. À medida que muitos pensam: — Se Deus é tão poderoso e tem sua mão e o seu braço (estendido) tão “Fortes”, por que a demora em tirar o seu povo do Egito? Gastaram dez tentativas – meses aparentemente… até que, finalmente, deu tudo certo (embora tão caro para os egípcios). Nós já falamos sobre isso – Ele quis primeiro subjugar aos deuses do Egito; haja vista o texto constar espalhadas por toda a história: — “E eles saberão que eu sou o Senhor”. Aqui, neste capítulo (13) vimos que o Senhor toma a seguinte resolução:  

 

1 Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

2 Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é.

 

Enquanto falávamos o capítulo 22 de Gênesis, já dissemos que: Deus não acata sacrifício com vítimas humanas! Por isso está mencionado no texto o mote do versículo 13 a seguir onde se estabelece: — “mas todo o primogênito do homem…, resgatarás”. O Senhor também prefere não se agradar de jumentos… por essa razão os jumentinhos também seriam resgatados – sempre sobra para os cordeiros – quem mandou ser dócil? — “Porém, todo o primogênito da jumenta será resgatado com um cordeiro”.

 

11 Também acontecerá que, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais, quando te houver feito herdá-la;

12 Separarás para o Senhor tudo o que abrir a madre e todo o primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do Senhor.

13 Porém, todo o primogênito da jumenta resgatarás com um cordeiro; e se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; mas todo o primogênito do homem, entre teus filhos, resgatarás.

 

Entretanto, sabendo que os israelitas não tinham qualquer qualificação para a guerra, Deus resolveu não os guiar pelas terras dos filisteus (v. 17); bem mais perto. Levou-os pelo caminho do impossível – caminho do deserto e do mar (v. 18). Queria lhes ensinar algumas lições muito importantes!

 

18 Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho…

19 E Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco.

20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.

21 E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.

22 Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.

 

A gente se fala depois!

Até breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...