Êxodo Capítulo 14



 

PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Êxodo 14

 

(A abertura do mar vermelho)

 

— “O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis” (Êx 14.14).

 

 

 Aparentemente deixamos escapar um detalhe bem significativo no capítulo 13, que diz: “E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem… e de noite numa coluna de fogo…” (13.21). — “Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar. Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão irresolutos na terra, o deserto os encerrou. E eu endurecerei o coração de Faraó mais uma vez, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e os egípcios saberão que eu sou o Senhor… mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva? E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo…” (vv. 1-6/resumo). “E tomou consigo o seu povo…”

 

— 600 carros de guerra;

— 50.000 cavaleiros;

— 200.000 homens de infantaria; todos muito bem armados…

 

Anteontem falamos o capítulo 13 onde dissemos: — Sabendo que os israelitas não tinham qualquer qualificação para a guerra, Deus resolveu não os guiar pelas terras dos filisteus – peritos na guerra – bem mais perto (v. 17). LEVOU-OS PELO CAMINHO DO IMPOSSÍVEL – caminho do deserto e do mar vermelho (v. 18). Queria lhes ensinar algumas lições muito importantes!

 

Aqui está a primeira lição: — No caminho dos filisteus possivelmente eles teriam guerra; por este caminho – cuidadosamente escolhido por Deus – terão guerras, ameaças de guerra, deserto, rochas inacessíveis de ambos os lados, mais um mar à sua frente… Cadê saída!? Calma, quem os tirou do Egito é Todo-Poderoso – Jeová Sabaot. Quem libertou você das amarras do pecado foi Deus, um Deus Onipotente; que está no topo mais alto e faz tudo que lhe apraz (Sl 115.3). Tudo mesmo!  

 

10 E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.

11 E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?

12 Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.

 

Indagações muito… coerentes, que obviamente Moisés respondeu com as seguintes sentenças: — “Embora seja a um homem que deveis o favor de vos ter conduzido até aqui de maneira tão admirável, poderíeis duvidar da continuação do seu auxílio? Se o mesmo Deus quis ser o vosso guia, que loucura não querer confiar na sua proteção para o futuro, depois que vistes a realização das promessas que eu vos fiz da sua parte, quando mesmo não tendes ousado esperá-lo? Não é, ao contrário, nos maiores perigos que é necessário confiar no seu auxílio? Ele permitiu, sem dúvida, que vos encontrasses reduzidos a este estado, a fim de que, julgando-os perdidos, os inimigos se persuadissem de que não poderíeis escapar; assim o auxílio que ele vos der fará conhecer a todos, não somente o seu poder, ao qual nada resiste, mas o afeto que vos tem. Pois é principalmente nessas ocasiões, que se compraz em fazer ver que combate por aqueles que só esperam nele. Deixai pois de dúvidas e hesitações, pois ele quer ser o vosso defensor, que pode tornar grande o que é pequeno e fortificar o que é fraco. Que seu exército formidável, por maior que seja, não vos espante, embora rodeados de um lado por montanhas e de pelo mar (à vossa frente); não deveis perder a coragem, pois que Deus pode, quando lhe aprouver, secar o mar e abaixar às montanhas (Flávio Josefo/A história dos hebreus/pág. 86/grifo nosso). “… aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver” (v. 13). O SENHOR PELEJARÁ POR VÓS E VÓS VOS CALAREIS! (v. 14).

 

15 Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

16 E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

17 E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros,

18 E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.

19 E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.

20 E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.

21 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.

22 E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.

23 E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar.

24 E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios.

25 E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios.

26 E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros.

27 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar,

28 Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou.

29 Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda.

30 Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.

31 E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo.

 

A gente se fala depois!

Até breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...