Êxodo Capítulo 3



 

PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Êxodo 3

 

“E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel…” (vv. 7,8).

 

O texto santo diz que isto se deu em Horebe, que em hebraico significa “seco”, e bota seco nisso; noutras versões a gente lê Sinai – Sinai e Horebe é o mesmo (embora haja controvérsias). Trata-se de um pico bem alto situado entre os Golfos de Suez e Akabah. Numa região tão deserta que chamamos o espaço no entorno de deserto do Sinai… Os pastores locais não ousavam chegar tão perto daquele monte sagrado… “Deus mora lá” (corria entre eles), mas Moisés não tinha medo do perigo e sua ousadia não conhecia limites! E, ao perceber que ali havia pastos – intocáveis – que lhe poderiam ser exclusivos ele conduz o rebanho de seu sogro (Jetro/Reuel) justamente ao Sinai e ali fica tranquilo, até que alguém lhe tira o sossego, pois:

      

2 Apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.

3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.

4 E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.

5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.

6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.

7 E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.

8 Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.

9 E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.

 

A missão — “Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito” (v 10). Em algumas ocasiões a gente deixa certos locais onde jamais pensa em retornar ali… aconteceu comigo naquela segunda feira (06/02/1989), quando saí de Caldas Novas, GO – jamais cogitando trazer a minha belíssima pessoa de volta a esta Cidade. De todos os lugares para os quais Moisés poderia se dirigir, naturalmente o Egito não mais estava em seus planos – pensara haver encerrado suas atividades e sua carreira lá… razão pela qual lhe pareceu absurda a proposta de Deus. Proposta não, ordem: — “… Eu te enviarei a Faraó…” você não tem escolha, Deus manda e você e eu acatamos e vamos! “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Obviamente, Moisés faria vários esforços – inúteis – para rejeitar sua missão! Eu também teria feito. Mesmo você – com toda esta tua disposição, teria tentado se livrar da incumbência; não é fácil olhar nos olhos do Faraó…

 

11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?

12 E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.

13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.

16 Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito.

 

Obviamente, existe um número sem fim de deuses, só o Egito daquela época tinha mais de três mil, mas apenas um Deus que tem autonomia para exclamar: “EHYEH ASHER EHYEH”.

Quando eu me apresentar aos anciãos de Israel e lhes anunciar que o Deus de seus antepassados me apareceu alegando que ouviu o clamor deles e me enviou para libertá-los da escravidão, eles certamente me perguntarão: — qual é o nome desse Deus? Diante disso, o que eu hei de responder? Basta que você sussurre aos seus ouvidos – e olhares – estas palavras em hebraico: “EHYEH ASHER EHYEH” Eu sou o que sou. Ah, e não se esqueça de acrescentar: “O EU SOU ME ENVIOU A VÓS OUTROS” (v. 14). Todos os deuses costumam cobrir os seus servos de promessas maravilhosas; no entanto, há um cujo nome está vinculado ao que ele mais ama nos seus – fidelidade! O único Deus que de fato é o que é! Fidelidade é a marca registrada do Deus de Israel. Um Deus que não se esquece de suas promessas feitas e as renova a cada geração; um Deus que promete e tem isenção total para cumpri-las… pois: “não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa…” (Nm 23.19). Alguém se lembra de quando fizemos o Gênesis capítulo quinze?   “Sabe desde agora, que a tua posteridade peregrinará numa terra estrangeira e será reduzida à escravidão, e afligida por quatrocentos anos. Mas eu exercitarei os meus juízos sobre a gente, a que eles hão de estar sujeitos; e eles sairão depois daquela terra, trazendo consigo grandes riquezas” (Gn 15.13,14).

 

18 E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus.

19 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.

20 Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.

21 E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios,

22 Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda joias de prata, e joias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.

 

A gente se fala depois!

Até breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...