Êxodo Capítulo 4



 

PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Êxodo 4

 

 “Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar”

 

Resumo do texto — “Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu… Que é isso na tua mão? Uma vara… Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se cobra; e Moisés fugia dela… Estende a tua mão e lhe pega pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se vara na sua mão… Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve… Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois a tirou do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne… E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do segundo sinal; E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tome das águas do rio, e as derrame na terra seca; e a porção de água que tomares do rio virará em sangue sobre a terra seca… Ah, meu Senhor! Eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua… Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar. Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais. Então foi Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz” (Êx 4.1-18/resumo).

 

A partir do instante em que Deus lhe ordenou que retornasse ao Egito a libertar os seus, vimos no capítulo 3, da parte de Moisés, só relutância para não obedecer – como se tivera múltiplas alternativas; mas não há. Enquanto dizem que “ninguém é insubstituível”, eu garanto que você é insubstituível sim. Você é, eu sou, nós somos… Ao contrário das… “frases prontas” do tipo fest food, eu cresci cantando: “O trabalho a que Jesus te chama aqui, como será feito se não for por ti?” (HC/hino 93). Há coisas que somente tu fazes! Como nem todos os que se dizem doutores em teologia se chamam Demétrio, Neisser Serbêto, Élter Naves, André Lúcio dos Santos Macalão, ou André Luís da Silva. Porque, na essência, TODOS OS HOMENS SÃO REALMENTE IGUAIS! Suas cabeças, no entanto, são bem diferentes; alguns são visivelmente anencéfalos! E líderes – não obstante. Voltando ao Moisés:

 

Informado pelo próprio Deus que todos os que queriam a sua morte no Egito já não mais viviam (v.19), com a bênção de Jetro, junto de sua bela esposa e de seus dois filhos cujos nomes significavam para Moisés: “peregrino/auxílio” (respectivamente) por que, Deus nunca o desamparou durante àqueles 40 anos – o segundo dos três ciclos de 40 anos em sua vida. Onde, segundo os bons autores da EETAD, nos seus anos de vida (120), divididos em três períodos equivalentes, ele aprendeu:

 

a)      Nos primeiros 40 – A ser alguém;

b)      Nos segundos 40 – que não era ninguém;

c)      E, finalmente, nos últimos 40 – que Deus é tudo.

 

Muito oportuno, mas não está em tela aqui. — “E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar. Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário. E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão” (vv. 24-26). Isso sim, está em discussão. Uma vez que alguém poderia indagar: Como pode, o mesmo Deus que insiste com o indivíduo que vá tirar os seus da escravidão, do nada, o encontra numa pensão de beira de estrada e resolve matá-lo? Embora egípcio – aparentemente, Moisés nasceu hebreu e, criado sob a tutela dos seus pais biológicos ainda que somente até desmamar, mas tratado sempre com dupla cidadania… obviamente fora circuncidado ao oitavo dia como todos os demais de sua nação… seus filhos Gérson e Eliézer, evidentemente não eram circuncidados – até que saiu de Midiã para ir ao Egito. Zípora não era pastora por acaso, era muito inteligente, do tipo que o Senhor mais gosta nas esposas! Ao perceber que Deus de fato mataria seu marido ela, tomou uma sábia decisão: a propósito: DECISÕES SÁBIAS QUASE SEMPRE SÃO DOLOROSAS… Então ela não pensou duas vezes, vamos conjecturar:

 

— Como este meu esposo (circuncidado) pode manter os seus filhos incircuncisos e ainda fazer à obra?

— Então ela tomou um deles, sempre sobra para o primogênito, no caso ao Gérson, e o circuncidou com a primeira ferramenta – nada convencional que viu à sua frente; e disse (por causa da circuncisão), você é um marido sanguinário. Como doeu! Doeu no menino e em Moisés que, fosse hoje diria: — Pô, como eu pude me esquecer de tratar os meus filhos conforme Deus exige de mim e de todos da minha nação!?

 

A gente se fala depois!

Até breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...