Gênesis Capítulo 26



 

PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Gênesis 26 

(A versão peregrina de Isaque)

Houve uma carestia (fome) grave tanto quanto aquela dos dias de Abraão; razão pela qual Isaque dirigiu-se aos filisteus, indo parar em Gerar – com o mesmo Abimeleque amigo de seu pai (v 1). E, a exemplo de seu pai, Isaque também orientou Rebeca para que se fingissem de irmãos… não sem correr o risco de perdê-la, pois, logo os homens do lugar começaram a indagar acerca daquela mulher tão linda, os outros evidentemente, uma vez que o rei Abimeleque, por não conseguir esquecer os perigos aos quais expôs sua nação devido à mentira – do gasto de Abraão preferiu pagar, digo, esperar pra ver; e viu, ele viu Isaque a… “brincar” com Rebeca, então o chamou e disse: — “Que é isso? Que mal eu te fiz para você me aprontar mais essa? A senhora tua esposa é uma mulher muito elegante e, por pouco alguém poderia a ter tomado e o castigo viria sobre o meu reino!”

A sequência demonstra a discrição, elegância, cortesia e sensatez de Isaque. Um homem muito rico, mais que seu pai – aparentemente; mesmo assim, para ele o recurso natural mais valioso – um poço de água não tem a menor importância, se servir para arriscar uma amizade. Ele habitou em Gerar (v 6), desfrutou de uma imunidade quase parlamentar (v 11), se semeava colhia cem medidas por uma (v 12), de modo que a expressão clássica para distinguir o sucesso de Isaque não poderia ser outra que não esta: — “engrandeceu-se o homem…” (v 13). Lá no topo eu me referi à “versão peregrina de Isaque”, com o que obviamente não coaduno, haja vista o versículo 13 o qualifica utilizando o rótulo PODEROSO! Ao menos eu não conheço nenhum peregrino poderoso, a pessoa é peregrina ou é poderosa…, não há meio termo (não que saibamos).
— “E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra. Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós” (vv 14-16).
Isaque, assim que soube que a ala mais radical dos filisteus havia entulhado todos os poços d’ água cavados pelos servos de Abraão, seu pai… fez exatamente o que se espera de um homem escorreito… à altura de sua linhagem abraâmica: simplesmente mandou reabrir os referidos poços e devolver-lhes os mesmos nomes que tinham nos dias de seu pai. Enquanto procediam as escavações os servos de Isaque encontraram água mineral – “águas vivas” (v 19);
— “esta água é nossa” (v 20);
— tudo bem; deixe-me apenas dar nome ao poço e eu o devolvo. Que nome? “Eseque” (contenda). E mandou que os seus servos cavassem outro poço, pelo qual os filisteus também disputaram… Vamos conjecturar:
— Batiza aí com o nome de tua preferência e devolva a nossa água.
— Beleza, este vai se chamar “Sitna” (inimizade), meus amigos.
 
“E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote (largueza), e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra” (v 22). Como se diz lá no sertão goiano: — “Quanta ‘dificulidade’ pra conseguir um ‘cadin’ de água sô!” mas, as coisas sempre corriam tudo muito certo para Isaque e para os seus, os empregados (inclusive), se tapavam a sua cisterna ele mandava cavar outra com toda aquela calma que somente os bons crentes têm; se lhe tomavam a segunda cisterna ele empreendia a escavação da terceira; então diziam: “esta água é nossa”, sem problema, eu mando cavar mais poços… até que o Senhor me dê “largueza”; e vocês me deixem em paz (subentendido). Na continuação do santíssimo texto, lemos: — “Depois subiu dali a Berseba…” — Subir na Bíblia é sempre sinônimo de crescimento mesmo! Subir para Berseba então… — “E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo. Então edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço” (vv 24,25). Como gostava de cavar poços! A Abimeleque restou reconhecer à grandeza daquele indivíduo e perceber a origem de tanto sucesso! — “E Abimeleque veio a ele de Gerar, com Auzate seu amigo, e Ficol, príncipe do seu exército. E disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois que vós me odiais e me repelistes de vós? E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o Senhor é contigo, por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo. Que não nos faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora tu és o bendito do Senhor. Então lhes fez um banquete, e comeram e beberam; E levantaram-se de madrugada e juraram um ao outro; depois os despediu Isaque, e despediram-se dele em paz” (vv 26-31). No mesmo… instante veio os servos de Isaque lhe contar sobre o dito poço (v 25) onde, aproveitando a reunião de confraternização mais o juramento entre Isaque e Abimeleque acordou-se em batizar o poço com um nome que lembraria aos lados o juramento firmado: — E chamou-o Seba (juramento); por isso é o nome daquela cidade Berseba até o dia de hoje. Esse “até o dia de hoje” na Bíblia sempre significa que, enquanto o texto estava sendo escrito o objeto da narrativa ainda persistia lá. Sendo assim, quando Moisés escreveu o Gênesis aquele poço de juramento (Berseba) ainda estava lá. “Ber” é poço mais “seba” (juramento). Funcionava do seguinte modo: Primeiro se reuniam algumas pessoas, achando água vinham mais outras e outras e formavam a comunidade em torno do poço. Por isso Berseba é a… cidadela em torno de um poço onde se procedeu a um juramento entre Isaque e Abimeleque “Seba” para juramento e “Ber” para poço, não necessariamente nessa ordem.

 

A gente se fala depois!


Até breve.




 

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