PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS
Escola Teológica Aberta Para Centros
Educacionais de Jovens e Adultos
Caldas Novas, GO – Brasil
Projeto/Instruções Bíblicas
Evangelista
Demétrio
Gênesis 26
(A versão peregrina de Isaque)
Houve uma carestia (fome) grave tanto quanto aquela dos dias de Abraão; razão pela qual Isaque dirigiu-se aos filisteus, indo parar em Gerar – com o mesmo Abimeleque amigo de seu pai (v 1). E, a exemplo de seu pai, Isaque também orientou Rebeca para que se fingissem de irmãos… não sem correr o risco de perdê-la, pois, logo os homens do lugar começaram a indagar acerca daquela mulher tão linda, os outros evidentemente, uma vez que o rei Abimeleque, por não conseguir esquecer os perigos aos quais expôs sua nação devido à mentira – do gasto de Abraão preferiu pagar, digo, esperar pra ver; e viu, ele viu Isaque a… “brincar” com Rebeca, então o chamou e disse: — “Que é isso? Que mal eu te fiz para você me aprontar mais essa? A senhora tua esposa é uma mulher muito elegante e, por pouco alguém poderia a ter tomado e o castigo viria sobre o meu reino!”
— “E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra. Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós” (vv 14-16).
Isaque, assim que soube que a ala mais radical dos filisteus havia entulhado todos os poços d’ água cavados pelos servos de Abraão, seu pai… fez exatamente o que se espera de um homem escorreito… à altura de sua linhagem abraâmica: simplesmente mandou reabrir os referidos poços e devolver-lhes os mesmos nomes que tinham nos dias de seu pai. Enquanto procediam as escavações os servos de Isaque encontraram água mineral – “águas vivas” (v 19);
— “esta água é nossa” (v 20);
— tudo bem; deixe-me apenas dar nome ao poço e eu o devolvo. Que nome? “Eseque” (contenda). E mandou que os seus servos cavassem outro poço, pelo qual os filisteus também disputaram… Vamos conjecturar:
— Batiza aí com o nome de tua preferência e devolva a nossa água.
— Beleza, este vai se chamar “Sitna” (inimizade), meus amigos.
— “E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote (largueza), e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra” (v 22). Como se diz lá no sertão goiano: — “Quanta ‘dificulidade’ pra conseguir um ‘cadin’ de água sô!” mas, as coisas sempre corriam tudo muito certo para Isaque e para os seus, os empregados (inclusive), se tapavam a sua cisterna ele mandava cavar outra com toda aquela calma que somente os bons crentes têm; se lhe tomavam a segunda cisterna ele empreendia a escavação da terceira; então diziam: “esta água é nossa”, sem problema, eu mando cavar mais poços… até que o Senhor me dê “largueza”; e vocês me deixem em paz (subentendido). Na continuação do santíssimo texto, lemos: — “Depois subiu dali a Berseba…” — Subir na Bíblia é sempre sinônimo de crescimento mesmo! Subir para Berseba então… — “E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo. Então edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço” (vv 24,25). Como gostava de cavar poços! A Abimeleque restou reconhecer à grandeza daquele indivíduo e perceber a origem de tanto sucesso! — “E Abimeleque veio a ele de Gerar, com Auzate seu amigo, e Ficol, príncipe do seu exército. E disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois que vós me odiais e me repelistes de vós? E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o Senhor é contigo, por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo. Que não nos faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora tu és o bendito do Senhor. Então lhes fez um banquete, e comeram e beberam; E levantaram-se de madrugada e juraram um ao outro; depois os despediu Isaque, e despediram-se dele em paz” (vv 26-31). No mesmo… instante veio os servos de Isaque lhe contar sobre o dito poço (v 25) onde, aproveitando a reunião de confraternização mais o juramento entre Isaque e Abimeleque acordou-se em batizar o poço com um nome que lembraria aos lados o juramento firmado: — E chamou-o Seba (juramento); por isso é o nome daquela cidade Berseba até o dia de hoje. Esse “até o dia de hoje” na Bíblia sempre significa que, enquanto o texto estava sendo escrito o objeto da narrativa ainda persistia lá. Sendo assim, quando Moisés escreveu o Gênesis aquele poço de juramento (Berseba) ainda estava lá. “Ber” é poço mais “seba” (juramento). Funcionava do seguinte modo: Primeiro se reuniam algumas pessoas, achando água vinham mais outras e outras e formavam a comunidade em torno do poço. Por isso Berseba é a… cidadela em torno de um poço onde se procedeu a um juramento entre Isaque e Abimeleque “Seba” para juramento e “Ber” para poço, não necessariamente nessa ordem.
A gente se fala depois!
Até
breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário