Gênesis Capítulo 27



 

PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Gênesis 27

(Jacó se revela)

 
“Ninguém seja devasso ou profano como Esaú que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura;
porque bem sabeis que querendo ele depois herdar à bênção foi rejeitado e
não achou lugar de arrependimento ainda que com lágrimas o buscou” (Hb 12.16,17).
 
Resumo do texto: — “E aconteceu que, como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram… chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte; Agora, pois, toma a tua aljava e o teu arco, e sai ao campo e apanha para mim alguma caça. E faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-o para que eu coma e a minha alma te abençoe antes que eu morra. E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú. E foi Esaú ao campo para apanhar a caça que havia de trazer. Então falou Rebeca a Jacó seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú teu irmão, dizendo: Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face do Senhor, antes da minha morte… Agora, pois… Vai depressa ao rebanho e traze-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta; E levá-lo-ás a teu pai, para que o coma e te abençoe, antes da sua morte. Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é homem cabeludo, e eu homem liso; Porventura me o meu pai apalpará, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei sobre mim maldição, e não bênção” (Gn 27.1-12).
 
Há nove anos e meio escrevi em um dos meus blogs HTTPS://ademetriosilva. blogspot.com (merchandising) uma postagem denominada: Os fins não justificam os meios, nem Deus escreve por ‘linhas’ tortas… é este o link: http://ademetriosilva.blogspot.com.br/2008/07/os-fins-no-justificam-os-meios-nem-deus.html sobre as razões que ‘obrigaram’ um Deus (amoroso) a escolher a Jacó e aborrecer a Esaú… verifique, vai ser muito útil.
Eu vou compartilhar uma parte aqui… — Esaú tem sido visto como um dos principais (maus) exemplos de filho obstinado — desobediente aos pais, libertino e profano; um moço que não tivera temor nem respeito pelas promessas de Deus ignorando inclusive as bênçãos que tais promessas conferiam ao primogênito. Que ninguém siga tal modelo!
O nascimento dos gêmeos — Ao engravidar de gêmeos, Rebeca percebeu que havia uma luta travada no seu ventre… quando foi perguntar ao Senhor ele lhe respondeu: “existem duas nações no teu ventre; dois povos sairão de tuas entranhas; um povo será mais forte que o outro povo e o maior servirá ao menor”.
O texto focaliza apenas a presciência de Deus e não à predestinação como muitos pregam por ai. Deus não tem participação em nenhum golpe nem concorda com o uso de subterfúgios para atingir seus objetivos.
Dissemos anteontem que Isaque “preferia” Esaú e Rebeca “preferia” a Jacó! Lamentavelmente, pais, não raramente, escolhem entre filhos e filhos… no caso em apreço, dois gêmeos – bivitelinos – aparentemente… Gêmeos ou não, terá sempre um primeiro a sair da madre, naquele dia – Esaú…, sendo declarado primogênito – filho mais velho (por alguns minutos). Ganhou logo a reverência do papai Isaque — meu primogênito, meu filho mais velho, meu herdeiro, meu caçador, meu tudo, meu… meu… meu… “palavras, palavras, palavras…” (Willian Shakespeare).
A propósito: o filho mais velho (primogênito) embolsava toda a riqueza do pai quando este morria; mais uma bênção que levaria pra… eternidade. Os demais filhos deveriam se contentar com bons conselhos e ou bons presentes bem definidos no testamento! Forçosamente eu tenho que buscar mais um trecho da minha postagem do blog: Junto com aquele nome de um significado muito desagradável (herdado por nascer agarrada a sua mão ao calcanhar de seu irmão) nota-se também que Jacó nascera já dando sinais de que lutaria com todas as suas forças para superar quaisquer obstáculos e de que correria atrás de sua bênção até alcançá-la. Enquanto isso, Esaú que fora por direito destinado àquela mesma bênção nunca demonstrou qualquer interesse por ela e acabou trocando-a por um simples prato de lentilhas. Não foi Deus quem orientou Jacó a tirar proveito de seu irmão naquele instante e enganá-lo comprando sua primogenitura tão barato! Apenas, Esaú era profano! — Não dava o menor valor às bênçãos de Deus…
De início Jacó teve receio e se recusou ajudar a arquitetar o plano (maquiavélico) de sua mãe (v 12), mas ela lhe pareceu muito segura de si e muito convincente… — “E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-os” (v 13). Santa mãe de Deus – (de Jacó). Diante de uma proposta com aparência de vantajosa, o filhinho obediente da mamãe obedeceu… — “E foi, e tomou-os, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pai gostava” (v 14). Toda boa esposa sabe exatamente qual “guisado” mais agrada ao seu marido! Algumas coisas só se realizam se os realizadores estiverem mascarados e ou disfarçados… destarte, era preciso mexer no cheiro de Jacó. O… bom cheiro de Cristo” não serve para os que querem aprontar; somente com os vestidos de Esaú (v 15); mesmo pelo, mesmo perfume, mesma aparência, mesma roupa… com o protocolo de atendimento devidamente atualizado. Veja que ele reinicia a conversa com o seu pai (agora cego) do ponto onde Esaú havia deixado: — E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe”.
— Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu?
— Porque o Senhor teu Deus a mandou ao meu encontro.
— Chega-te agora, para que te apalpe, e saiba se é meu filho Esaú mesmo.
— A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú. — As mãos, as roupas, o perfume, o cheiro de mato… E não o conheceu… e abençoou-o. Outorgando-lhe a seguinte bênção (in verbis):
 
27 (…) Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou;
28 Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto (vinho).
29 Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem.
— Toda honra e toda glória a Deus!
 
Eu tenho que… viajar um pouco: “As nações se desenvolveram ou perderam a chance de se desenvolverem… conforme a maneira como os judeus foram recebidos ou tratados em todos os países por onde vagaram desde a Diáspora… os povos bons para com eles prosperaram e enriqueceram; os povos maus – que não mudaram o seu comportamento – jamais acenderam; muitos que hoje poderiam figurar entre os mais iminentes ainda beiram o… ‘terceiro mudo’ em pleno século XXI/A inquisição e os instrumentos de tortura da idade média/grifo nosso”. Tudo por causa do mote: “Malditos os que te amaldiçoarem e benditos sejam os que te abençoarem” (v 29).
 
30 E aconteceu que, acabando Isaque de abençoar a Jacó, apenas Jacó acabava de sair da presença de Isaque seu pai, veio Esaú, seu irmão, da sua caça;
31 E fez também ele um guisado saboroso, e trouxe-o a seu pai; e disse a seu pai: Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, para que me abençoe a tua alma.
32 E disse-lhe Isaque seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito Esaú.
33 Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito.
34 Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai.
35 E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção.
36 Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? A minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha bênção. E perguntou: Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção?
37 Então respondeu Isaque a Esaú dizendo: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido; que te farei, pois, agora, meu filho?
38 E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou.
39 Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus.
40 E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.
41 E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão.
42 E foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela mandou chamar a Jacó, seu filho menor, e disse-lhe: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te.

Para Deus (onisciente) esta bênção sempre pertenceu ao Jacó, beleza? Que você poderá chamar de “predestinado”; predestinado com base na presciência de Deus! Considerando a montagem do termo por aglutinação, no caso, “presciência” é isso mesmo: “pré” (antes), mais “ciência” (saber). SABER DE ANTEMÃO! É isso que nos trouxe o apóstolo — “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia; Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas” (I Pe 1.1,2). Vamos deixar as “filhas de Hete” para amanhã…


A gente se fala depois!

Até breve.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 40

    PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jov...