PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS
Escola Teológica Aberta Para Centros
Educacionais de Jovens e Adultos
Caldas Novas, GO – Brasil
Projeto/Instruções Bíblicas
Evangelista
Demétrio
Gênesis 28
(A escada de Jacó)
Normalmente os teólogos têm por hábito tratar este capítulo com visível ênfase à “ESCADA DE JACÓ” como também eu o fiz na epígrafe. No entanto, há muito mais que o lindo sonho dele neste santo texto; a que se lembrar o seguinte: Nada obsta que eu me atenha à obediência de Jacó – antes, durante e depois da escada. Sim, porque, honrar pai e mãe é bem mais que respeitar papai e mamãe. Honrar aos pais também é fazer a vontade deles, ouvir os seus conselhos – cada um dos seus ajustados conselhos! Normalmente os filhos percorrem caminhos aos quais os pais já percorreram, por isso sabem os perigos da jornada, perigos dos quais, se os filhos permitirem, eles lhes pouparão.
Duas observações…, mais duas dentre as várias observações pode-se tirar das biografias desses dois gêmeos: Você deve ter percebido que os dois últimos capítulos que fizemos (26/27) terminam com Esaú contraindo matrimônios não autorizados nem por Rebeca e nem por seu pai (Isaque). Vejamos:
— “Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito” (Gênesis 26.34,35).
O capítulo 27 nos últimos versículos ainda acresce uma parcela bem significativa dos lamentos de Rebeca… — 43 Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz, e levanta-te; acolhe-te a Labão meu irmão, em Harã, 44 E mora com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão; 45 Até que se desvie de ti a ira de teu irmão, e se esqueça do que lhe fizeste; então mandarei trazer-te de lá; por que seria eu desfilhada também de vós ambos num mesmo dia? 46 E disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher das filhas de Hete, como estas são, das filhas desta terra, para que me servirá a vida?
Jacó fez questão de agradar a cada um dos seus pais. Certamente a Rebeca pelo muito amor que ela lhe demonstrara; e a Isaque pela felicidade de receber dele a bênção sonhada há anos! E a esta altura ele (Jacó) era oficialmente o primogênito (herdeiro de toda a fortuna da família) e, principalmente, o escolhido para dar seguimento à linhagem terrena do Cristo. Quanto a isso – de ser Jacó o patriarca selecionado, pertenceu sempre a ele o rótulo de predestinado, porque eles, os gêmeos: — “… nem eram nascidos, tampouco haviam praticado bem ou mal, quando o propósito de Deus quanto à sua eleição mencionou: Amei a Jacó e aborreci a Esaú” (Rm 9.11-13). Injustiça? De maneira nenhuma! (PRESCIÊNCIA).
Quando Isaque lhe chamou e argumentou o que assim transcrevo: — “meu filho, teu irmão não dá a mínima para a sua linhagem…, assim como não se importara com os méritos da primogenitura e da bênção paternal que agora é oficialmente tua. Eu estou ‘apostando todas as minhas fichas’ em você; na tua descendência hão de equivaler a benditas todas as famílias da terra – conforme o nosso Deus discursou a Abraão… Sabes quanto estas esposas estrangeiras (filhas de Hete/desta terra/Canaã) aviltam a mim e a tua mãe” (conjecturamos). Por isso: — “Não tomes mulher de entre as filhas de Canaã” (v 1); pratica à endogamia, isto é, dirija-se à família de Betuel, pai de tua mãe e escolhe uma esposa dentre as filhas de Labão irmão de tua mãe (v 2); observe que, desde o primeiro capítulo do Gênesis, a bênção está sempre vinculada ao sexo entre um casal legalmente estabelecido pelo Criador. Agora Isaque, mais uma vez deixa isso bem claro, quando diz a Jacó: “E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos; E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão” (vv 3,4).
— “Assim despediu Isaque a Jacó, o qual se foi a Padã-Arã, a Labão, filho de Betuel, arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú (v 5).
— Esaú, não satisfeito em ver seu irmão agradar aos pais, uma vez que desde os 40 anos de idade já estava casado com duas mulheres heteias, dirige-se à terra de Ismael de onde trouxe sua filha (Maalate) – endogamia; ou quase; uma vez que, embora a moça fosse descendência de Abraão (v 9) viera da concubina (Agar/egípcia). Mas Jacó obedeceu fielmente aos seus pais (v 7). — 10 Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã; 11 E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar. 12 E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; 13 E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; 14 E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
15 E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado. Ao despertar de tão maravilhoso sonho Jacó exclamou: — “Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia”. E foi além, chegou às seguintes conclusões:
— Quão terrível é este lugar!
— Este não é outro lugar senão a casa de Deus;
— E esta é a porta dos céus (v 17).
Naturalmente, ele cogitou consigo: — Eu devo fazer mais que isso. Não basta eu ficar horrorizado com o local; então ele…
a) Se levantou;
b) Tomou àquela mesma pedra – travesseiro;
c) Fez dela uma coluna – que ungiu com azeite;
d) Mudou o nome do local onde estivera na noite anterior… falando nisso, onde você esteve na noite passada? Que tal mudar o nome do local?
e) E votou o seguinte voto:
20 E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; 21 E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; 22 E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
A propósito: Eu estou lhes devendo o texto de onde busquei à presciência:
— “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia; Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas”.
A gente se fala depois!
Até
breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário