Gênesis Capítulo 25



 
PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS
Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos
Caldas Novas, GO – Brasil
Projeto/Instruções Bíblicas
Evangelista Demétrio

Gênesis 25
 
(ESAÚ E JACÓ)

Após o casamento de Isaque seu pai Abraão ainda permaneceu vivo e ativo por trinta e cinco anos. Tão vivo e tão… ativo que se casou de novo – com a Quetura, com quem gerou mais seis filhos muito importantes para a formação de grandes nações na antiguidade; a Assíria, por exemplo, é… “filha” de Assurim… destarte, quando Deus lhe disse: “reis procederão de ti”, não se referia somente aos reis de Israel e Judá; reis de vários povos mesmo. “Em Isaque será ‘conhecida’ a tua descendência” serve apenas para demonstrar que o Cristo viria da linhagem de Isaque, mas, somente de entre os filhos de Ismael vieram doze príncipes, como Deus havia prometido, cada qual virou uma nação que, ainda hoje, em pleno século XXI habitam perante a face de seus irmãos! Mas vamos nos ater um pouco no nosso atual protagonista – Isaque; e voltar para os seus vinte primeiros anos de lua de mel.
Não havia, naquela época, um… vexame mais triste para as mulheres que constatar sua esterilidade; e Rebeca era estéril. Isaque, que a amara muito, embora pudesse arranjar uma segunda esposa que lhe desse filho; fez melhor, OROU AO SENHOR, que lhe ouviu e permitiu à Rebeca se tornar… “alegre mãe de filhos” (Sl 113.9). Engravidou logo de dois… pense em dois meninos “briguentos”; ainda no ventre, eles: “lutavam” (mortal combate) dentro dela (v 22). Vamos grafar parciais do santo texto:
19 E estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou a Isaque;
20 E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão.
21 E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu.
22 E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor.
23 E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.
24 E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
25 E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú/PELUDO.
26 E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó/ENGANADOR. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou (vv 19-26).

Eu quero destacar o seguinte mote da resposta de Deus para Rebeca: — “Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor”. Primeiro, na sociedade machista da época, não se admitia sequer a hipótese de que Deus se dirigisse verbalmente a uma mulher! No caso de Rebeca, uma exceção – a primeira, fora aberta ali, ela quis saber por que o bebê se mexia bem mais que o normal no seu ventre… 
— Você não está esperando um bebê, você está esperando dois – duas nações! Onde o menor vai sobressair bem mais que o primogênito! Deus é onisciente. Guarde isso aí… as palavras são formadas por justaposição (quando são reunidas duas ou mais palavras inteiras pra formar uma só) ou por aglutinação (nesse caso, toma-se o radical de uma mais o sufixo de outra ou um pequeno trecho onde se completam com o outro termo formando a nova expressão). No entanto, algumas palavras não são comuns senão nos domínios da teologia, aonde onisciente vem dos termos em latim omnis mais ciência. Omnis = TUDO e ciência de saber mesmo. Assim sendo, o onisciente sabe tudo. Tudo mesmo! Passado, presente, futuro… isso é para nós. Deus vive um eterno presente! É transcendental e, antevê as nossas escolhas (todas elas). 

— “E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas” (v 27). Esse “simples” aí vinculado ao Jacó é sinônimo de pacato, pacato até demais… não arredava o pé da tenda; no caso, de sob a tutela da mamãe (v 28). Ficou tão notória a questão da preferência entre eles que… eu diria, não virou caso de polícia porque, na época (1.816 a. C) seria bem incomum…, mas, após uma de suas aventuras na caça, Esaú retornou para casa bastante fatigado… era a… chance de ouro aguardada por Jacó. Então, vamos colocar o epílogo do texto in verbis:
— “E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom/VERMELHO. Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer de fome; logo, para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura”. Não se esqueça deste trecho: “Assim desprezou Esaú a sua primogenitura”.

A gente se fala depois!

Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...