Gênesis Capítulo 22


PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Gênesis 22

 

ISAQUE É OFERECIDO EM HOLOCAUSTO

 

“E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia ergueu Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe. E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos. Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho” (vv 1-12).

 

De início, vamos conjecturar quanta dor seria para Abraão perder, dentre tudo que possuía, justamente àquele filho. É como jogar fora cinquenta anos de sua vida! Isso para um casal que já tinham 125 e 115 anos (respectivamente). Senão vejamos:

 

1)       Chamado por Deus aos 75 anos de idade…

2)       O chamado incluía herdar uma terra, para sua posteridade… (com Sara);

3)       Ao esperar 11 anos e achar que Deus desistira de cumprir… fez um filho com Agar…

4)       Mas aos 100 anos, lhes nasceu Isaque… (de Sara);

5)       Aos 125 anos Deus o chama e diz: Devolva-me tudo que eu te dei.

 

Fácil… “extremamente fácil”,

—   Já aprendi o segredo pra viver contente em quaisquer circunstâncias… posso todas as coisas naquele que me fortalece!

—   Ah, você… “pode todas as coisas…” Então estamos conversados, por que… eu quero provar a tua fé…

—   Eu sempre hei de exigir o que você tem de melhor…

—   Beleza, pode me tirar tudo que eu possuo… eu aceito, mesmo ficar viúvo… pobre… o que for…

—   Eu quero mais que isso. Eu quero tua promessa de volta. Eu quero Isaque… vá à Moriá e lá eu mostro um monte aonde você irá me oferecer teu filhinho – a quem tu tanto amas… EM HOLOCAUSTO, CERTO?

 

Essa doeu! Aquele rapaz era assim… tudo para aquele pai. Pense num garoto mimado! Educado nas melhores escolas, como um príncipe, amado por cada funcionário da casa e admirado por todos mais que o conheciam… Vamos arrazoar como seriam as altercações entre os servos: “olha, respeitemos este menino, daqui a pouco ele herdará tudo que pertence ao seu pai, os servos/inclusive”. Isaque era – por assim dizer… UM MENINO DE OURO – na mais absoluta acepção do termo! De todos os tipos de Cristo, o mais próximo do antítipo.

 

Vamos ao instante exato, nas palavras de Josefo: — Isaque tinha vinte e cinco anos… Ele mesmo preparou o altar e, quando percebeu a ausência da vitima para o holocausto, perguntou ao pai a quem iam sacrificar. Abraão argumentou que: “Deus, que pode dar aos homens todas as coisas que lhes faltam e tirar-lhes as que eles já possuem dar-lhes ia uma vitima, caso se dignasse aceitar seu sacrifício”. É o famoso: “Jeová-Jiré” (Deus proverá). Assim, depois de ter colocado a lenha sobre e altar, Abraão falou a Isaque: — “Meu filho, eu vos pedi a Deus com muita insistência e muitas orações. Não houve cuidado que eu não tivesse tido de vós, desde que vieste ao mundo; e eu consideraria como realizados todos os meus votos se vos visse chegar a uma idade muito avançada e deixar-vos, ao morrer, como herdeiro de tudo que possuo. Mas, como Deus, depois de vos ter me dado, quer agora que eu te perca, consenti generosamente que eu vos ofereça a ele em sacrifício. Prestemos-lhe, meu filho, este ato de obediência e esta honra para testemunhar-lhe nossa gratidão pelos favores que ele nos fez na paz e pela assistência que nos deu na guerra. Como nasceste para morrer, que fim vos pode ser mais glorioso do que ser oferecido em sacrifício por vosso próprio pai ao soberano Senhor do Universo?” A resposta de Isaque é ainda mais surpreendente: — “Eu seria indigno de nascer e de um pai tão admirável se agora me recusasse obedecer a sua vontade – principalmente quando ela está de acordo com a vontade de Deus” (Flávio Josefo/A história dos hebreus/pág. 59,60/parciais). No entanto, eu disse no título acima: “Isaque é oferecido em holocausto”. Sim, ele de fato foi oferecido! Porque Deus aceitou o culto de ambos. Deus não acata sacrifícios com vítimas humanas, jamais aceitou, mas Abraão não estava ciente disso. Então, para ele e para Deus: Isaque morreu ali…, assim como nós morremos no dia em que conhecemos o Cristo! Ah, e ressuscitamos imediatamente – por isso passamos por um batismo nas águas. Continue a ler o santo texto…

 

“Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá. Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus, E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, Que deveras te abençoarei, e multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz. Então Abraão tornou aos seus moços, e levantaram-se, e foram juntos para Berseba; e Abraão habitou em Berseba” (vv 13-19/ver também Hb 11.17-19). Esta é uma das maiores verdades bem explícitas no santo texto, nas seguintes sentenças de fé, pronunciadas por Abraão: “e havendo adorado, tornaremos a vós”.

Na cabeça dele obviamente se passara o seguinte: — Eu o sacrifico, depois o meu Deus o traz de volta à vida e a gente desce juntos do monte!

 

A gente se fala depois!

 

Até breve.

 

Demétrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...