Gênesis Capítulo 23

 



PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Gênesis 23

 

A MORTE DE SARA

 

1 E foi a vida de Sara cento e vinte e sete anos…

2 E morreu Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; e veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela.

3 Depois se levantou Abraão de diante de sua morta, e falou aos filhos de Hete, dizendo:

4 Estrangeiro e peregrino sou entre vós; dai-me possessão de sepultura convosco, para que eu sepulte a minha morta de diante da minha face.

5 E responderam os filhos de Hete a Abraão, dizendo-lhe:

6 Ouve-nos, meu senhor; príncipe poderoso és no meio de nós; enterra a tua morta na mais escolhida de nossas sepulturas; nenhum de nós te vedará a sua sepultura, para enterrar a tua morta.

7 Então se levantou Abraão, inclinou-se diante do povo da terra e diante dos filhos de Hete.

8 E falou com eles, dizendo: Se é de vossa vontade que eu sepulte a minha morta de diante de minha face, ouvi-me e falai por mim a Efrom, filho de Zoar,

9 Que ele me dê a cova de Macpela, que ele tem no fim do seu campo; que ma dê pelo devido preço em herança de sepulcro no meio de vós.

10 Ora Efrom habitava no meio dos filhos de Hete; e respondeu Efrom, heteu, a Abraão, aos ouvidos dos filhos de Hete, de todos os que entravam pela porta da sua cidade, dizendo:

11 Não, meu senhor, ouve-me: O campo te dou, também te dou a cova que nele está, diante dos olhos dos filhos do meu povo ta dou; sepulta a tua morta.

12 Então Abraão mais uma vez se inclinou diante do povo da terra,

13 E falou a Efrom, aos ouvidos do povo da terra, dizendo: Mas se tu estás por isto, ouve-me, peço-te. O preço do campo o darei; toma-o de mim e sepultarei ali a minha morta.

14 E respondeu Efrom a Abraão, dizendo-lhe:

15 Meu senhor, ouve-me, a terra é de quatrocentos siclos de prata; que é isto entre mim e ti? Sepulta a tua morta.

16 E Abraão deu ouvidos a Efrom, e Abraão pesou a Efrom a prata de que tinha falado aos ouvidos dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, corrente entre mercadores.

17 Assim o campo de Efrom, que estava em Macpela, em frente de Manre, o campo e a cova que nele estava, e todo o arvoredo que no campo havia, que estava em todo o seu contorno ao redor,

18 Se confirmou a Abraão em possessão diante dos olhos dos filhos de Hete, de todos os que entravam pela porta da cidade.

19 E depois sepultou Abraão a Sara sua mulher na cova do campo de Macpela, em frente de Manre, que é Hebrom, na terra de Canaã.

20 Assim o campo e a cova que nele estava foram confirmados a Abraão, pelos filhos de Hete, em possessão de sepultura.

 

Abraão e Sara sua esposa viveram numa época e local onde as mulheres não tinham vez, ou não eram muito veneradas. Sara, no entanto, foi bastante honrada e muito respeitada não somente pelo seu marido. Resumindo, é a única mulher cuja idade é revelada na Bíblia. Viveu cento e vinte e sete felizes anos, ao lado do seu amado (v 1). Mas faleceu na cidade de Quiriate-arba, que depois passou a se chamar Hebrom (v 2). Abraão se recusou sepultá-la em um lugar qualquer bem como retornar à terra do seu nascimento para isso; então, dirigiu-se aos filhos de Hete… donos da terra ao redor, dos quais Efrom aparentemente era o líder/rei…, e pede autorização para sepultar sua morta perante a sua face, isto é, porto do local onde ele estava. Ali mesmo em Hebrom (fácil de ir visitar). O hábito de visitar periodicamente o mausoléu do parente é bem antigo. Claro que Abraão já havia escolhido o local de sua preferência, a cova de Macpela, esta aí da figura:


https://www.avozdedeus.org.br/site/materias/artigos/1551-macpela.html

A propósito: O fato de reconhecer a fonte da pesquisa

e colocar o link do SITE demonstra que não houve plágio.

 

Parece um… templo religioso o local. É evidente que, com o passar do tempo, mudanças importantes vão sendo implantadas com o fim de tornar o lugar mais interessante e mais bonito; mas lá, já no tempo de Abraão existia o pedaço de terra – um bom pedaço (diga-se de passagem) mais uma caverna que, ao olhar para ela o patriarca logo percebeu que sua morta poderia descansar tranquila ali pro resto de sua vida; ou melhor, até o fim de sua morte. Sim, por que a morte terá o seu fim (Is 25.7,8). O próprio Abraão, de livre e espontânea vontade habitava em tendas com Isaque e Jacó mesmo que eram muito ricos, porque aguardava uma Cidade onde o artífice e construtor é Deus! Até lá, pensou ele, hei de guardar minha morta querida com todo o carinho (subentendido). Por hoje já basta, não é? Já… matamos e sepultamos Sara, amanhã se Deus quiser vamos celebrar o casamento de Isaque.

 

A gente se fala depois!

 

Até breve.


Demétrio.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...