JESUS E JOÃO, O BATISTA

(Conjectura)

Texto Base: — “És tu aquele que havia de vir, ou devemos esperar outro?” (Mt 11.3).

Há coisas que Deus simplesmente não faz. — Ele é transcendental e seu poder ilimitado (obviamente). No entanto, suas obras às vezes esbarram em sua ética; nesse caso ele simplesmente age como se não tivera poder…, deve ser o que chamamos de ficar: De pés e mãos atadas! Deus não faz tudo o que quer, embora tenha autonomia para tanto. Mas Ele prefere efetuar apenas àquilo que estiver em perfeita harmonia com sua vontade e seus atributos pessoais; por isso, não faz nada sem propósito.
Que Jesus é Deus todos nós (crentes) sabemos, bem como sabemos que ele veio conhecer pessoalmente cada um dos problemas que o ser humano enfrenta e não resolvê-los (pelo menos não todos).
Hipoteticamente, ao ser encarcerado naquela cadeia pública…, João teria dito: — “Vocês não sabem com quem estão se metendo! Eu sou primo/ primeiro de Jesus, que é o Cristo. Tão logo Ele saiba que estou na prisão virá pessoalmente impetrar à ordem de Habeas Corpos! Eu sou cidadão romano… hein!” (conjectura).
Passados dias, Jesus continuou a realizar sua obra sem fazer sequer uma visitinha de cortesia àquele que o apresentara ao mundo! É evidente que João deu uma vacilada na fé…, ao ponto de enviar (dois) discípulos seus a levantar o seguinte questionamento: — “És tu aquele que havia de vir, ou devemos esperar outro?” — Ide e contai a João as coisas que vocês estão presenciando:

 Os cegos veem;
 Os coxos andam;
 Os leprosos são purificados;
 Os surdos ouvem;
 Os mortos são ressuscitados; ah!
 E (aos pobres), é anunciado o Evangelho.

Vai gostar de pobre assim lá em casa! Àqueles que visualizam nas: “pequenas igrejas…, grandes negócios”; farei a seguinte observação: — Neste ano em curso eu (Demétrio) completo 35 anos ininterruptos de fé e: — Nunca vi uma única igreja ser custeada com a grana de seus milionários! Ao contrário, estava eu sentadinho no meu canto num abençoado culto de santa ceia ao epílogo do ano de 1986 — em Pontalina, GO, onde o pastor Viegas dos Santos (Natal) anunciou que à partir da primeira ceia (santa) de 1987 não mais haveria leitura pública do relatório financeiro, a fim de não perdermos muito tempo destinado ao santo culto… então um suposto milionário da igreja pediu à palavra e indagou — “E quem dá um dízimo maior? Não vai poder saber se seu dinheiro está sendo bem investido?" (paráfrase). A isso o sábio pastor respondeu — “Aos que estão preocupados com o destino do dinheiro doado à igreja eu aconselho-os a descer À Avenida Comercial, ir ao Banco do Brasil e depositá-lo ali, lá o seu dinheiro estará seguro”.
Desde o capítulo 21 de Lucas…, as igrejas são bancadas com os dízimos e as ofertas (alçadas) de viúvas pobres (que oferecem até suas últimas moedas), lavadeiras, serventes, pedreiros, carpinteiros, alfaiates, costureiras, etc. porque os ricos normalmente não contribuem, investem; investem e querem ajudar a administrar o seu investimento! Por isso é vetado ‘pisar no calo’ dos mais abastados… Nos Estatutos que eu confecciono, sempre coloco uma ou mais cláusulas proibindo os doadores de tentarem administrar o bem doado; Destarte, deixemos essas querelas de lado e voltemos ao foco principal.
Jesus não foi tirar seu Primo da cadeia, até porque, a missão de João já havia sido cumprida e Ele estava livre, para ser assassinado (inclusive); porém, sua aparente falta de fé na identidade Santa do Cristo carecia de uma explicação. Para tanto Jesus passou a dizer:
— “Que saístes a ver no deserto? Uma ‘cana agitada’? Um homem bem vestido? (os bem-trajados geralmente são encontrados nos palácios); um profeta? Sim. E acrescentou: Ele é muito mais que um profeta! É o maior entre os nascidos de mulher…” exceto o próprio Cristo, naturalmente. Não somos quem as pessoas dizem que somos. Somos exatamente do tamanho que Jesus disser que somos! Isso é evidente.

Eu (Evangelista: Antonio Demétrio da Silva) Admiro a ‘fidelidade’ e à insistência daqueles que afluem para me assassinar; porém:

 Hoje escrevo;
 Amanhã ensino;
 Depois, faço maravilhas e (quiçá);
 Dentro de alguns anos terminarei cada uma de minhas obras.

Caldas Novas, GO, sábado, 08 de janeiro de 2011

A Gente se Fala Depois…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...