Êxodo Capítulo 37



 

PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Êxodo 37

 

No dia que falamos sobre o capítulo 25 mostramos um modelo desta arca que agora Bezalel – com Aoliabe e os demais auxiliares (subentendido) finalmente confeccionam (37.1). A referida arca tem vários rótulos ao longo da Bíblia: Arca de Deus, Arca da aliança de Deus, Arca do conserto de Deus, Arca da aliança do nosso Deus… De todos os objetos do culto judaico, a Arca da aliança é o que existiu de mais santo. Nela, isto é, sobre o propiciatório – a tampa da arca, Deus descia – como uma luz… de onde respondia aos sacerdotes – caso o sacrifício deles fosse aceito! Quando não, o ministro não saía dali vivo para contar a história. Deus gosta de ministros perfeitos sim! E se o ministro errar? — “Filhinhos estas coisas vos escrevi para que não pequeis; se, porventura, alguém pecar; temos um advogado junto ao Pai: Jesus Cristo – o justo” (I Jo 1.7). No caso de o sacerdote haver cometido algum ilícito, para tanto ofereceria um sacrifício primeiro por si e só então estaria apto a entrar no Santo dos Santos – onde intercederia pelo seu povo. Não existia o santo hino 59 HC, que dispõe: “Eu sei que Deus, no filho seu, me vê perfeito e são…”. No século XXI dizemos: “Assim que, se alguém está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas já passaram; tudo se fez novo” (II Co 5.17). Isso de cobrir cada um dos utensílios do tabernáculo com ouro, não se fez para ostentar, muito menos para demonstrar luxo… tinha um simbolismo muito importante: Ouro na Bíblia – por ser o mais precioso dos metais, quase sempre é símbolo da glória de Deus (dizem). E, se há algo que Deus quer que cada obreiro conheça, é a sua glória – a glória de Deus evidentemente. Uma vez que, homens não têm glória alguma, a despeito da arrogância! Vamos ao Santo texto:

 

1 Fez também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura de um côvado e meio; e a sua altura de um côvado e meio.

2 E cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor;

3 E fundiu-lhe quatro argolas de ouro nos seus quatro cantos; num lado duas, e no outro lado duas argolas;

4 E fez varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro;

5 E pôs os varais pelas argolas aos lados da arca, para se levar a arca.

6 Fez também o propiciatório de ouro puro; o seu comprimento era de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.

7 Fez também dois querubins de ouro; de obra batida os fez, nas duas extremidades do propiciatório.

8 Um querubim na extremidade de um lado, e o outro na outra extremidade do outro lado; de uma só peça com o propiciatório fez os querubins nas duas extremidades dele.

9 E os querubins estendiam as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; e os seus rostos estavam defronte um do outro; os rostos dos querubins estavam virados para o propiciatório.

10 Fez também a mesa de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.

11 E cobriu-a de ouro puro, e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.

12 Fez-lhe também, ao redor, uma moldura da largura da mão; e fez uma coroa de ouro ao redor da moldura.

13 Fundiu-lhe também quatro argolas de ouro; e pôs as argolas nos quatro cantos que estavam em seus quatro pés.

14 Defronte da moldura estavam as argolas para os lugares dos varais, para se levar a mesa.

15 Fez também os varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro, para se levar a mesa.

16 E fez de ouro puro os utensílios que haviam de estar sobre a mesa, os seus pratos e as suas colheres, e as suas tigelas e as suas taças em que se haviam de oferecer libações.

17 Fez também o candelabro de ouro puro; de obra batida fez este candelabro; o seu pedestal, e as suas hastes, os seus copos, as suas maçãs, e as suas flores, formavam com ele uma só peça.

18 Seis hastes saíam dos seus lados; três hastes do candelabro, de um lado dele, e três do outro lado.

19 Numa haste estavam três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; e na outra haste três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; assim eram as seis hastes que saíam do candelabro.

20 Mas no mesmo candelabro havia quatro copos do feitio de amêndoas com os seus botões e com as suas flores.

21 E havia um botão debaixo de duas hastes da mesma peça; e outro botão debaixo de duas hastes da mesma peça; e mais um botão debaixo de duas hastes da mesma peça; assim se fez para as seis hastes, que saíam dele.

22 Os seus botões e as suas hastes eram da mesma peça; tudo era uma obra batida de ouro puro.

23 E fez-lhe, de ouro puro, sete lâmpadas com os seus espevitadores e os seus apagadores;

24 De um talento de ouro puro fez o candelabro e todos os seus utensílios.

25 E fez o altar do incenso de madeira de acácia; de um côvado era o seu comprimento, e de um côvado a sua largura, era quadrado; e de dois côvados a sua altura; dele mesmo eram feitas as suas pontas.

26 E cobriu-o de ouro puro, a parte superior e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.

27 Fez-lhe também duas argolas de ouro debaixo da sua coroa, e os seus dois cantos, de ambos os seus lados, para neles se colocar os varais, e com eles levá-lo.

28 E os varais fez de madeira de acácia, e os cobriu de ouro.

29 Também fez o azeite santo da unção, e o incenso aromático, puro, qual obra do perfumista.

 

A gente se fala depois!

Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 40

    PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jov...