Êxodo Capítulo 23



 

PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Êxodo 23

 

As festas principais

 

“Três vezes no ano me celebrareis festa” (v. 14).

 

1 A festa dos pães ázimos – sinceridade e verdade (I Co 5.8); — sabemos que, na mesma Bíblia onde o fermento simboliza a mistura de ensinos desnecessários aos evangélicos, os ázimos, por sua vez, trazem consigo não somente a ideia de pureza e de ensino genuíno; é bem mais profundo e fala de um povo santo que se dispõe a ir além das melhores expectativas; um povo que ama e pratica a sinceridade e a verdade. É este o tipo de povo que Deus quer chamar de seu… um povo: “Especial, zeloso e de boas obras” (Tt 2.14). A mentalidade de gente sem lei e sem regras de higiene pessoal que veio com eles do Egito não servia mais; perante Deus, os que votam com a maioria nem sempre são os donos da razão; os “juízes” que vendem sentenças, não são juízes, são iníquos mesmo; “pastores” que: Comem a gordura, vestem da lã; matam o cevado; mas não apascentam as ovelhas. Não fortalecem às fracas, e a doente não curam, e a quebrada não ligam, e a desgarrada não tornam a trazer, e a perdida não buscam; mas dominam sobre elas com rigor e dureza” (Ezequiel 34.3,4) Não servem!

 

1 Não admitirás falso boato…

2 Não seguirás a multidão para fazeres o mal… tomando parte com a maioria para torcer o direito.

3 Nem ao pobre favorecerás na sua demanda.

4 Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, desgarrado, sem falta lho reconduzirás.

5 Se vires o jumento, daquele que te odeia, caído debaixo da sua carga, deixarás de ajudá-lo?

 6 Não perverterás o direito do teu pobre na sua demanda.

7 De palavras de falsidade te afastarás… porque não justificarei o ímpio.

8 Também suborno não tomarás; porque o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos.

9 Também não oprimirás o estrangeiro; pois vós conheceis o coração do estrangeiro…

 

2 A festa das primícias; — Com o desenrolar da história, as ofertas de cereais e ou manjares passariam a ser utilizadas no culto levítico como formas de demonstrar gratidão à Deus pelas boas colheitas, pela fartura no campo de um agricultor… porém, mais que oferendas isoladas ao longo dos meses do ano, eles instituíram datas específicas nas quais vinham ao tabernáculo (templo da época) para trazer os primeiros produtos das suas vinhas, dos seus olivais e até das hortaliças! Os fariseus dos dias do Cristo eram tão… “santos” que dizimavam até à: hortelã, o endro e o cominho” (Mt 23.23). Se fossem crentes… (Mt 23.3).

 

10 Também seis anos semearás tua terra, e recolherás os seus frutos;

11 Mas ao sétimo a dispensarás e deixarás descansar… Assim farás com a tua vinha e com o teu olival.

12 Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás…

13 E… do nome de outros deuses nem vos lembreis, nem se ouça da vossa boca.

 

3 A festa dos tabernáculos; — O nome definitivo desta terceira festa não está de todo claro neste texto e parece se tratar da mesma festa das primícias, mas não, na verdade eram duas festas a cada colheita: A festa das primícias – no início da sega e a festa dos tabernáculos ao final das colheitas. Quiçá com o objetivo de nos instruir a louvar a Deus antes, durante e após receber às suas bênçãos! Assim, eles celebravam a páscoa no mês de abibe – nisã (nosso abril), a festa das primícias – conforme o nome sugere – ao colher os seus primeiros produtos – por isso o rótulo “das primícias”, e a festa dos tabernáculos onde eles aproveitavam para encerrar suas atividades na roça e, de quebra, relembrar o êxodo, digo, a saída da escravidão – com visível destaque à gratidão a Deus pelo seu cuidado com eles no deserto. Por que, enquanto os servos dos demais deuses passavam o ano inteiro com o termômetro de suas esperanças recheado de promessas, há um Deus soberano e com o controle total dos elementos nas mãos, capaz de guiar quase dois milhões de pessoas por um deserto onde nem capim cresce e os alimentar bem – durante quarenta longos anos!

 

20 Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado.

21 Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele.

22 Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.

23 Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei.

24 Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme às suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas.

25 E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.

26 Não haverá mulher que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei.

27 Enviarei o meu terror adiante de ti, destruindo a todo o povo aonde entrares, e farei que todos os teus inimigos te voltem as costas.

28 Também enviarei vespões adiante de ti, que lancem fora os heveus, os cananeus, e os heteus de diante de ti.

29 Não os lançarei fora de diante de ti num só ano, para que a terra não se torne em deserto, e as feras do campo não se multipliquem contra ti.

30 Pouco a pouco os lançarei de diante de ti, até que sejas multiplicado, e possuas a terra por herança.

31 E porei os teus termos desde o Mar Vermelho até ao mar dos filisteus, e desde o deserto até ao rio; porque darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que os lances fora de diante de ti.

32 Não farás aliança alguma com eles, ou com os seus deuses.

33 Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, certamente isso será um laço para ti.

 

A gente se fala depois!

Até breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...