Êxodo Capítulo 21



 

PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Êxodo 21

 

Pena de morte…

 

Sacrifícios e ofertas não quisestes; as minhas orelhas furaste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste” (Sl 40.6).

 

Deus tem todos os tipos de servos… servos bons e fieis, servos infiéis, servos maus, servos inúteis… isso é antigo. Na época de Moisés foi preciso regulamentar a condição de “servo”; na Bíblia escravo também é gente. Eu tenho dito: A Bíblia era, é, e sempre a de ser o livro mais avançado deste mundo! Haja vista sua origem divina. A gente lê – às pressas, o conteúdo e fica matutando: — Quanta maldade! Até o livro de Deus está repleto de escravos, escravidão e escravagistas! É, até no livro santo se acham espelhados por todos os lados, escravos e senhor de escravo. No entanto, de todos os livros daquela época, apenas na Bíblia existiu essa preocupação com a pessoa do escravo – que nem gente era – para à maioria, que os tinha por irracionais. Davi tinha em sua imaginação o disposto no mote santo deste versículo 6 quando pronunciou salmos 40.6 anotado acima: — “As minhas orelhas furastes” (sou teu servo pro resto da minha vida); não hei de sair de tua casa tampouco de tua santa presença! Pela graça de Deus, eu fiz uma promessa do gênero, e a tenho cumprido há 42 anos.

 

1 Estes são os estatutos que lhes proporás.

2 Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.

3 Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sua mulher sairá com ele.

4 Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá sozinho.

5 Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre,

6 Então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.

7 E se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos.

8 Se ela não agradar ao seu senhor, e ele não se desposar com ela, fará que se resgate; não poderá vendê-la a um povo estranho, agindo deslealmente com ela.

9 Mas se a desposar com seu filho, fará com ela conforme ao direito das filhas.

10 Se lhe tomar outra, não diminuirá o mantimento desta, nem o seu vestido, nem a sua obrigação marital.

11 E se lhe não fizer estas três coisas, sairá de graça, sem dar dinheiro.

 

Deus é essencialmente amor e, como tal, não deseja que nenhum de seus filhos pereça. Mesmo assim, nós temos escolhido caminhos conforme à vista dos nossos olhos e, inevitavelmente, muitas vezes quebraremos a cara – não poucos, na acepção legal do termo! Obviamente, Deus será sempre favorável à vida: “EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA E A TENHAM COM ABUNDÂNCIA” (Jo 10.10). E jamais despreza um pedido de quaisquer de seus filhos, ainda mais se estão mesmo dispostos a se juntar a ele (Jo 6.37). Não obstante, os homens fazem questão de se mostrar incorrigíveis… Destarte, surgiu, da parte de Deus, o seguinte adágio (subentendido) “Bala trocada não doi".

12 Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto. Tem atenuante? Tem sim. Toda regra tem exceções – as de Deus, também! Mesmo porque, nem todo homicídio é doloso… E se o parente do morto não entender assim e fizer questão de utilizar o seu direito de vingança? Nesse caso, as diretrizes de Deus – que são perfeitas, designaram cidades-prisões – Cidades de Refúgio (uma figura de Cristo). O suposto bandido se recolhia ali até julgamento, o ano do jubileu e ou a morte do grão sacrificador. Somente não se achou explicação nem atenuantes para parricidas e matricidas; por que os pais são intocáveis! Sejam eles bons ou maus.  

 

13 Porém se lhe não armou cilada, mas Deus lho entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá.

14 Mas se alguém agir premeditadamente contra o seu próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra.

15 O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto.

16 E quem raptar um homem, e o vender, ou for achado na sua mão, certamente será morto.

17 E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto.

 

24 Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé,

25 Queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.

 

A gente se fala depois!

Até breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...