Gênesis Capítulo 50



 

 

PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Gênesis 50

 

Por questão de regra nós, seres humanos, não possuímos nada de bom em nossa personalidade. Mas, sempre existem exceções. Jacó e José são provas disso. É o que narram os melhores historiadores – Josefo – ainda mais: — “Deus cumulou-o (Jacó) de suas graças para recompensar sua virtude. José, com a permissão do rei, mandou transportar o corpo de seu pai a Hebrom e nada omitiu para fazê-lo enterrar com grande magnificência” (A história dos hebreus/pág.78). Isso mesmo, Jacó, embora houvesse sido um cidadão aparentemente comum, tinha prerrogativas suficientes para abençoar a muitos – o Faraó (inclusive). Portanto, enquanto alguns vivem atrás de um título de “cidadania”, nem sempre merecido; Jacó foi embalsamado, chorado e sepultado com honras de chefe de estado! Porque, biblicamente, o vitupério sempre precede à glorificação. Por isso Deus se utiliza de Paulo e nos diz: De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2.5-11). Flávio Josefo nos informa que Jacó faleceu nos braços dos seus filhos. De José – principalmente, é claro!

 

1 Então José se lançou sobre o rosto de seu pai e chorou sobre ele, e o beijou.

2 E José ordenou aos seus servos, os médicos, que embalsamassem a seu pai; e os médicos embalsamaram a Israel.

3 E cumpriram-se-lhe quarenta dias; porque assim se cumprem os dias daqueles que se embalsamam; e os egípcios o choraram setenta dias.

 

Então José tira uma licença especial e vai pessoalmente junto com um cortejo imenso à terra de Canaã sepultar o seu amado pai Jacó (vv. 4-11), na caverna de Macpela de frente de Manre – em Hebrom. O que: — “… vendo os moradores da terra, os cananeus, o luto na eira de Atade, disseram: É este o pranto grande dos egípcios. Por isso chamou-se-lhe Abel-Mizraim, que está além do Jordão” (v. 11). “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gálatas 5.22). A ‘bondade’ de José não tinha limites! Era fruto do Espírito. A propósito: Conforme eu disse em outro momento, Mizraim é o Egito, esse “Abel” é pranto; por isso, “Abel-Mizraim” significa Pranto dos egípcios. Pranto grande (v. 11).

 

15 Vendo então os irmãos de José que seu pai já estava morto, disseram: Porventura nos odiará José e certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos.

16 Portanto mandaram dizer a José: Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo:

17 Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam.

18 Depois vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos.

19 E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus?

20 Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.

21 Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles.

 

22 José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu José cento e dez anos.

23 E viu José os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José.

24 E disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra à terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.

25 E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui.

26 E morreu José da idade de cento e dez anos, e o embalsamaram e o puseram num sarcófago no Egito.

 

A gente se fala depois!

Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...