Gênesis Capítulo 49



 


 

PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Gênesis 49

 

 “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos” (49.10).

 

 

Diante de sua iminente morte, Jacó mandou que reunissem os seus filhos e lhes disse o seguinte: “Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos dias vindouros; Ajuntai-vos, e ouvi filhos de Jacó; e ouvi a Israel vosso pai” (vv. 1,2). E prosseguiu…

— Rúben tinha todos os requisitos necessários que se espera de um filho primogênito. Força, saúde, excelência, autoridade (poder). No entanto, afoito demais, contaminou o leito de seu pai ao se deitar nele com Bila – a concubina do velho. Como punição ele perdeu a primogenitura.

“Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel” (vv. 5-7). Como eu disse, papai Jacó reprovou a atitude desses dois naquela ocasião em que destruíram toda a cidade de Siquém…; agora veio a sentença deles: — “Eu vou espalhar os descendentes de vocês entre as demais tribos…” (disse Jacó).

 

8 Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.

9 Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?

10 O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.

11 Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas.

12 Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite.

 

— Por orientação de Deus, eu dei um destaque excepcional ao versículo 10 no prólogo, devido uma visão especial que está muito patente no contexto. Era de Rúben esse “cetro”; ou bastão da autoridade. Diferente dos cetros dos reis, o CETRO – vamos chamar de “cetro familiar” significara o domínio daquele filho sobre os demais. Rúben o perdeu (v. 2); José não tinha mais interesse e nem motivos para assumi-lo (embora o merecesse); Simeão e Levi eram violentos – não serviam; caiu – de bandeja – no… colo de Judá. Como já vimos, Judá reunia os predicados necessários ao cargo. Vimos sua habilidade, mansidão e humildade bem explícitas no capítulo 44. Além disso, não por acaso, “Judá” significa louvado. Tinha um plano divino nisso. Um não (dois). Vejamos:

— Enquanto ministrava àquelas bênçãos Jacó tivera a chance de decidir qual de seus filhos daria sequência à linhagem santa do Cristo “Siló”; então ele disse abertamente: “O Cristo virá da tribo de Judá” (filho de Léia). É o outro propósito: Deus quis de novo honrar à Léia, que… menos amada pelo marido, ainda lhe deu seis filhos homens mais a Diná. Bastaria depender da vontade de Jacó, aquele CETRO ninguém tomaria das mãos de José – filho de Raquel – seu grande amor! Isto está muito claro na narrativa sagrada. Mas Deus sabe o que faz. E obviamente, tomou a decisão em lugar de Jacó: — O bastão vai para Judá (v. 10). Historiadores dizem que: “No ano 11 da era cristã os judeus perderam, por ordenança do império romano, o direito de tomar as decisões mais importantes no seu tribunal; no caso, o Sinédrio; então os mais sábios do povo exclamaram: — Ai de nós, por que perdemos o bastão da autoridade, e o Messias não veio!” Eles não sabiam que o Messias estava caminhando livremente entre o povo, que no ano seguinte estaria na festa em Jerusalém a orientar os seus doutores (aos 12 anos de idade/Evangelho de Lucas/capítulo 2), e tampouco que o tratariam tão mal, levando-o à cruz. E Israel continuou abençoando aos seus filhos, na seguinte ordem: Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali (vv. 13-21). Mas, como ele amava José! Isto está bem escancarado a seguir:

 

22 José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.

23 Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram.

24 O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel).

25 Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos do abismo que está embaixo, com bênçãos dos seios e da madre.

26 As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até à extremidade dos outeiros eternos; elas estarão sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos.

27 Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã comerá a presa, e à tarde repartirá o despojo.

28 Todas estas são as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção.

 

— No entanto, José ficaria incompleto sem o seu irmão Benjamim; razão pela qual as bênçãos deles estão vinculadas aqui. Embora um dos mais completos tipos de Cristo, ninguém jamais reuniria em si todas as qualidades do Senhor! Nesse caso, gastou José e Benjamim para se aproximarem melhor das prerrogativas de Jesus. Assim, enquanto um deles faz o lado calmo, sereno, tranquilo e sofredor – ramo frutífero…, o outro é “lobo que despedaça”. Uma vez que, completo – só o Cristo!

 

29 Depois ordenou-lhes, e disse-lhes: Eu me congrego ao meu povo; sepultai-me com meus pais, na cova que está no campo de Efrom, o heteu,

30 Na cova que está no campo de Macpela, que está em frente de Manre, na terra de Canaã, a qual Abraão comprou com aquele campo de Efrom, o heteu, por herança de sepultura.

31 Ali sepultaram a Abraão e a Sara sua mulher; ali sepultaram a Isaque e a Rebeca sua mulher; e ali eu sepultei a Lia.

32 O campo e a cova que está nele, foram comprados aos filhos de Hete.

33 Acabando, pois, Jacó de dar instruções a seus filhos, encolheu os pés na cama, e expirou, e foi congregado ao seu povo.

 

A gente se fala depois!

Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...