Êxodo Capítulo 7


 

PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Êxodo 7

 

(As pragas do Egito)

 

1 Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.
2 Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra.
3 Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.
4 Faraó, pois, não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei meus exércitos, meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos.
5 Então os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles.
As dez pragas…

1) Água em sangue (Êxodo 7:14-24)

— "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". (Lavoisier/Antoine Laurent Lavoisier). A menos, é claro, que a transformação haja partido do Autor de tudo e de todos! Eu tenho dito isso pra divergir da porção “nada se cria” evidentemente. Transformações ocorrem o tempo todo, segundo a mesma ciência! Não é fácil acreditar, mas…, cada uma das dez pragas foi dolorosamente literal e dirigida contra algum aspecto da religião falsa. A primeira praga, a transformação do Nilo e de todas as águas do Egito (descrente) em sangue, foi uma ofensa ao deus Nilo (Hápi/personificado), que se acreditava ser o deus da das inundações e da fertilidade. Tal praga resultou na morte de peixes e, portanto, um duro golpe contra a religião pagã egípcia que venerava algumas espécies de peixes (vv.19-21).

Hapi
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hapi vem do grego Ηαρι ou Ηαρι-Καμεςτ que significa "Fonte do Nilo", era uma divindade da mitologia egípcia que personificava as águas do rio Nilo durante a inundação anual a que o Antigo Egito estava sujeito entre meados de Julho e Outubro.
Era por vezes representado de forma duplicada no símbolo do sema-taui, onde surge a atar as duas plantas heráldicas do Alto e Baixo Egito, o lótus e o papiro (cyperus papirus).
Apenas o faraó Siptá mencionou o deus Hapi na sua titulatura: o seu nome de Hórus apresenta-o como "amado de Siptá".
Iconografia
Hapi era representado como um homem com ventre proeminente e com seios, que veste a cinta dos pescadores e barqueiros. Na sua cabeça tinha o lótus e o papiro ou segurava estas plantas nas suas mãos. A sua pele poderia ser pintada de azul ou verde, duas cores associadas entre os antigos egípcios à fertilidade. Era também representado a derramar água de jarros ou a levar mesas e bandejas com alimentos.
Hapi também era conhecido como "o pai dos deuses".
O seguinte filme: 
https://www.youtube.com/watch?v=awIAWH9GS2g(merchandising), um excelente filme, que só tem mal no nome (diga-se de passagem), traz dez explicações científicas – uma para cada praga; são explicações maravilhosas que, apresentam uma argumentação dissertativa bastante convincente, mas, há muito mais que uma bela demonstração de que a ciência não exclui Deus ou vice-versa. O texto bíblico que narra os fatos é espetacular – tanto que vamos agrupar algumas destas pragas senão para ganhar tempo, para logo retornarmos tratando de assuntos mais… agradáveis ao “paladar”.

20 E Arão levantou a vara, e feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue,
21 E os peixes, que estavam no rio, morreram, e o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber a água do rio; e houve sangue por toda a terra do Egito.
22 Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de modo que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.
23 E virou-se Faraó, e foi para sua casa; nem ainda nisto pôs seu coração.
24 E todos os egípcios cavaram poços junto ao rio, para beberem água; porquanto não podiam beber da água do rio.
25 Assim se cumpriram sete dias, depois que o Senhor ferira o rio

 

A gente se fala depois!

 

Até breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...