Êxodo Capítulo 6



 

PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Êxodo 6

 

1 Então disse o SENHOR a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará de sua terra.

2 Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o Senhor.

3 E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.

4 E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.

5 E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança.

6 Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.

7 E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;

8 E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor.

9 Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão.

10 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

11 Entra, e fala a Faraó rei do Egito, que deixe sair os filhos de Israel da sua terra.

12 Moisés, porém, falou perante o Senhor, dizendo: Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido; como, pois, Faraó me ouvirá? Também eu sou incircunciso de lábios.

13 Todavia o Senhor falou a Moisés e a Arão, e deu-lhes mandamento para os filhos de Israel, e para Faraó rei do Egito, para que tirassem os filhos de Israel da terra do Egito.

14 Estas são as cabeças das casas de seus pais: Os filhos de Rúben, o primogênito de Israel: Enoque e Palu, Hezrom e Carmi; estas são as famílias de Rúben.

15 E os filhos de Simeão: Jemuel, Jamin, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma cananéia; estas são as famílias de Simeão.

16 E estes são os nomes dos filhos de Levi, segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merari; e os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete anos.

17 Os filhos de Gérson: Libni e Simei, segundo as suas famílias;

18 E os filhos de Coate: Anrão, Izar, Hebrom e Uziel; e os anos da vida de Coate foram cento e trinta e três anos.

19 E os filhos de Merari: Mali e Musi; estas são as famílias de Levi, segundo as suas gerações.

20 E Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia, e ela deu-lhe Arão e Moisés: e os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e sete anos.

21 E os filhos de Izar: Corá, Nefegue e Zicri.

22 E os filhos de Uziel: Misael, Elzafã e Sitri.

23 E Arão tomou por mulher a Eliseba, filha de Aminadabe, irmã de Naasson; e ela deu-lhe Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.

24 E os filhos de Corá: Assir, Elcana e Abiasafe; estas são as famílias dos coraítas.

25 E Eleazar, filho de Arão, tomou por mulher uma das filhas de Putiel, e ela deu-lhe a Finéias; estes são os cabeças dos pais dos levitas, segundo as suas famílias.

26 Estes são Arão e Moisés, aos quais o Senhor disse: Tirai os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos.

27 Estes são os que falaram a Faraó, rei do Egito, para que tirasse do Egito os filhos de Israel; estes são Moisés e Arão.

28 E aconteceu que naquele dia, quando o Senhor falou a Moisés na terra do Egito,

29 Falou o Senhor a Moisés, dizendo: Eu sou o Senhor; fala a Faraó, rei do Egito, tudo quanto eu te digo.

30 Então disse Moisés perante o Senhor: Eis que eu sou incircunciso de lábios; como, pois, Faraó me ouvirá?

 

Como vimos no filme “Coração de cavaleiro”, onde o postulante devia, no ato de sua inscrição para um torneio, apresentar uma lista interminável de predecessores para comprovar sua “dignidade”, exibindo suas credenciais (inclusive), nesta parcela do Êxodo – nos dias de Moisés estava prestes o início de um torneio; uma batalha, a batalha dos deuses! Por isso o capítulo 6 quebra (aparentemente) o assunto para inserir a genealogia de Aarão e Moisés: irmãos, da tribo de Levi, cabeças (líderes) de suas famílias. — “Estes são Arão e Moisés, aos quais o Senhor disse: Tirai os filhos de Israel da terra do Egito” (v. 26).

Preste atenção que o texto não traz as genealogias de Jacó. Senão apenas dos três primeiros filhos (Rúben, Simeão e Levi), haja vista que o objetivo evidente é apenas mostrar as credenciais dos dois homens (levitas da família de Merari) enviados a Faraó com a finalidade de libertar o seu povo; ocorre que o texto conduz essa parcela genealógica até Finéias (v. 25). Isso vamos utilizar a nosso favor no momento apropriado — A propósito: Não por acaso, o versículo 2 traz: “Eu sou o Senhor”. Os demais deuses não têm a menor importância (I Co 8.4; 10.19), mas não custa ressaltar quem está no comando! No versículo 6 está dito: — “e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos”. E, a seguir, quiçá amanhã, começaremos a tratar desses juízos. Não sobre o Faraó e ou sobre os egípcios (meramente), são juízos executados contra às divindades do Egito. contra a parcela mais iminente de seus deuses – dez deles. Com o propósito de demonstrar que Deus é Deus e que Ele está no topo da montanha mais elevada!

 

A gente se fala depois!

Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...