Gênesis Capítulo 34



 

PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Gênesis 34

 

(A virgindade de Diná)

 

1 E saiu Diná, filha de Lia, que esta dera a Jacó, para ver as filhas da terra.

2 E Siquém, filho de Hamor, heveu, príncipe daquela terra, viu-a, e tomou-a, e deitou-se com ela, e humilhou-a.

3 E apegou-se a sua alma com Diná, filha de Jacó, e amou a moça e falou afetuosamente à moça.

4 Falou também Siquém a Hamor, seu pai, dizendo: Toma-me esta moça por mulher.

5 Quando Jacó ouviu que Diná, sua filha, fora violada, estavam os seus filhos no campo com o gado; e calou-se Jacó até que viessem.

6 E saiu Hamor, pai de Siquém, a Jacó, para falar com ele…

 

“Ninguém pode entrar na residência de um valente e saquear os seus bens; a menos que primeiro o valente seja amarrado” (Apud in Bíblia Sagrada/palavras do Cristo/Evangelho de Mateus 12.29/grifo nosso).

 

Estamos agora à altura do dia 09 de fevereiro de 2018 (são 09h24) e, hoje, na atualidade e atual conjuntura, eu diria que este assunto é absurdo e desnecessário… uma vez que no século XXI é meio aviltante às moças passar dos 12 anos BV (boca virgem/embora muitos pais ainda discordem) e um hímen não tem tanta importância para muita gente. Porém, por volta do ano 1.675 a. C (meu querido). Imagine o ultraje que era quando um rapaz que avistara uma jovem linda e pura ‘se interessava’ por ela… e, pegando-a com violência, a conduz a um cantinho qualquer e se relaciona sexualmente com a menina!? Se a garota é filha do pai JACÓ então…, nem te conto! O negócio tomaria proporções exacerbadas demais; uma vez que os filhos de Israel (antes Jacó) – bem como as filhas de Israel são os parentes terrenos do Cristo. Pureza é imprescindível aos seus parentes. — “Santos sereis, por que eu o Senhor vosso Deus sou santo” (Lv 19.2). Pois bem, Diná saiu despretensiosamente apenas com intuito de… “ver as filhas da terra” (v 1), só queria conhecer melhor às moças de Canaã; nada demais! Vejamos:

 

Ao… sair de casa, sem autorização (subentendido), Diná se expõe ao perigo. Existem ainda hoje “homens” capazes de ejacular nos seios de uma jovem perto de várias pessoas dentro de um ônibus lotado em pleno centro de São Paulo…, o que não faria um rapaz cheio de segundas intenções à sós com uma menina há 3.700 anos? Vamos avaliar melhor a situação. Siquém, filho (primogênito) de Hamor foi batizado com o mesmo nome daquela cidade, não por acaso; uma vez que ele, além de ser o mais honrado dali – dali a da casa paterna, seria o futuro governador do lugar. No entanto, era ímpio. Isso mesmo: ele era um “irreligioso” e, como tal, há muitas proibições para as quais não daria muita importância. Na sua cabeça, após se deitar com uma garota…, caso gostasse da jovem, bastaria pagar um bom dote e pedir a sua mão em matrimônio aos familiares e tudo estaria certo. A filha de Jacó não! Não se faz assim em Israel (v 7).

 

Moças crentes… ainda dão bastante importância ao… (hímen) e, mais ainda, à pureza e ainda há garotas com bastante coragem para dizer: “Eu sou crente e, por isso, santa; e estou me preservando para a pessoa de quem eu gostar!” E não somente moças crentes: “Eu cheguei a São Paulo aos vinte e três anos de idade – virgem” (Elba Ramalho). “Eu casei a minha filha virgem! Hoje um cabaço não tem a menor importância, mas naquela época, em 1941… tinha” (Dercy Gonçalves) Arrazoemos então quanto custaria uma… (honra) aos 09 de fevereiro de -1.675. Mas, vamos viajar de novo à época em tela (-1.675). Após se deitar com Diná Siquém viu-se perdidamente apaixonado! Então hei de fazer conforme tenho costume – pensou ele. Chamou papai Hamor e foram juntos pedir autorização para se casar com a moça. Onde a conversa, fosse hoje, teria sido mais ou menos nos seguintes termos:

 

—     Bom dia senhor Israel;

—     Bom dia, o que traz os senhores aqui? A que devo à honra?

—      É que este meu filho – maravilhoso – Siquém, conheceu a filha do senhor, conheceu na mais absoluta acepção do termo, a conheceu (inclusive);

—      Então…, diante disso… e, tendo eu percebido que ele realmente gostou da moça, me resta pedir a aquiescência do senhor e dos teus filhos – irmãos dela, que consintam com o casamento dos dois!

—      Nesse caso, ouçamos à tarde a opinião dos irmãos dela (e Jacó se calou a respeito/até o fim do dia); não quis tomar nenhuma decisão precipitada, lógico.

  

7 E vieram os filhos de Jacó do campo, ouvindo isso, e entristeceram-se os homens, e iraram-se muito, porquanto Siquém cometera uma insensatez em Israel, deitando-se com a filha de Jacó; o que não se devia fazer assim.

8 Então falou Hamor com eles, dizendo: A alma de Siquém, meu filho, está enamorada da vossa filha; dai-lha, peço-vos, por mulher;

9 E aparentai-vos conosco, dai-nos as vossas filhas, e tomai as nossas filhas para vós;

10 E habitareis conosco; e a terra estará diante de vós; habitai e negociai nela, e tomai possessão nela.

11 E disse Siquém ao pai dela, e aos irmãos dela: Ache eu graça em vossos olhos, e darei o que me disserdes;

12 Aumentai muito sobre mim o dote e a dádiva e darei o que me disserdes; dai-me somente a moça por mulher.

Na verdade, devo dizer que a proposta deles fora bem razoável, do tipo que quase todos os advogados fechariam acordo sem pestanejar, haja vista uma procuração ad judícia lhe dá plenos poderes sem reservas. E diria:

— Excelentíssimo… o moço está realmente arrependido do seu ilícito e disposto a dar à jovem, bem como à sua família, quaisquer compensação pecuniária cabível; podem até aumentar consideravelmente o dote da menina, o meu cliente paga com satisfação, mesmo por que, dinheiro não é problema! Mas o DD Parquet, por sua vez também diria:

— É sabido que dinheiro não é problema, o problema é achar que o dinheiro compra tudo! Vocês Têm ideia de quanto vale a honra de Israel? Obviamente não, por que a honra de Israel nunca esteve à venda!

 

Siquém realmente acreditou que, uma vez pago o dote – um alto dote, estaria tudo resolvido e, casando com a moça, ganharia a simpatia de todos os membros daquela família ‘humilde’. Família séria e eivada de homens valentes, não obstante. Valentes e inteligentes:

 

13 Então responderam os filhos de Jacó a Siquém e a Hamor, seu pai, enganosamente, e falaram, porquanto havia violado a Diná, sua irmã.

14 E disseram-lhe: Não podemos fazer isso, dar a nossa irmã a um homem não circuncidado; porque isso seria uma vergonha para nós;

15 Nisso, porém, consentiremos a vós: se fordes como nós; que se circuncide todo o homem entre vós;

16 Então dar-vos-emos as nossas filhas, e tomaremos nós as vossas filhas, e habitaremos convosco, e seremos um povo;

17 Mas se não nos ouvirdes, e não vos circuncidardes, tomaremos a nossa filha e ir-nos-emos.

 

— “Fácil, extremamente fácil…”; vimos na Bíblia que a circuncisão fora uma ordenança de Deus a Abraão e a todos os seus descendentes (Gn 17), mas, historicamente, outros povos aderiram ao bom hábito. Haja vista que a circuncisão torna possível uma melhor assepsia do pênis o que é bastante importante na busca pela boa higiene; homens circuncidados não encontram dificuldade para lavar bem sua genitália e, por esta razão, jamais transmitiriam DSTs advindas da carência de limpeza… já parou pra tentar compreender por que Israel tem o menor índice mundial de DST? CIRCUNCISÃO. Diante de tantas vantagens, não é muito difícil compreender e aceitar a facilidade com a qual os filhos de Jacó convenceram uma cidade completa a aceitarem a circuncisão. É de bom alvitre salientar que, ninguém ali se converteu ao judaísmo – não tiveram tamanha honra. Somente foram circuncidados – todos os machos! Pense num troço doído! Ao terceiro dia então…

 

25 E aconteceu que, ao terceiro dia, quando estavam com a mais violenta dor, os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada, e entraram afoitamente na cidade, e mataram todos os homens.

26 Mataram também ao fio da espada a Hamor, e a seu filho Siquém; e tomaram a Diná da casa de Siquém, e saíram.

27 Vieram os filhos de Jacó aos mortos e saquearam a cidade; porquanto violaram a sua irmã.

28 As suas ovelhas, e as suas vacas, e os seus jumentos, e o que havia na cidade e no campo, tomaram.

29 E todos os seus bens, e todos os seus meninos, e as suas mulheres, levaram presos, e saquearam tudo o que havia em casa.

30 Então disse Jacó a Simeão e a Levi: Tendes-me turbado, fazendo-me cheirar mal entre os moradores desta terra, entre os cananeus e perizeus; tendo eu pouco povo em número, eles ajuntar-se-ão, e serei destruído, eu e minha casa.

31 E eles disseram: Devia ele tratar a nossa irmã como a uma prostituta?

 

Devo ser honesto e lembra que Israel discordou com visível veemência da atitude de seus dois filhos Simeão e Levi. Tanto discordou que os repreendeu abertamente no momento que utilizara para abençoar a cada filho (Gn 49.5-7).


A gente se fala depois!

Até breve.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...