Gênesis Capítulo 33

 



 

PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Gênesis 33

 

(O reencontro)

 

Naturalmente, o receio de ser rejeitado tomou parte no caminho de volta de Israel, ainda tratado por vezes como Jacó; porém, um novo homem, um príncipe de Deus em todos os sentidos. Até suas atitudes eram agora visivelmente melhores, muito melhores. Senão, vamos avaliar: — E levantou Jacó os seus olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então repartiu os filhos entre Lia, e Raquel, e as duas servas. E pôs as servas e seus filhos na frente, e a Lia e seus filhos atrás; porém a Raquel e José os derradeiros. E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram. Depois levantou os seus olhos, e viu as mulheres, e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo. Então chegaram as servas; elas e os seus filhos, e inclinaram-se. E chegou também Lia com seus filhos, e inclinaram-se; e depois chegou José e Raquel e inclinaram-se” (vv 1-7). De muito longe Esaú percebeu que estava diante de um novo irmão, que desta vez, não viria com o fim de enganá-lo novamente… Então Esaú

 

·      Correu-lhe ao encontro,

·      Abraçou-o,

·      Lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o;

·      E choraram (choraram muito/subentendido/v 4). E disse Esaú:

 

De que te serve todo este bando que tenho encontrado? E ele disse:

— Para achar graça aos olhos de meu senhor.

— Eu tenho bastante, meu irmão; seja para ti o que tens.

— Não, se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão; porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim.

— Toma, peço-te, a minha bênção, que te foi trazida; porque Deus graciosamente ma tem dado; e porque tenho de tudo. E instou com ele, até que a tomou (vv 8-11).

 

A propósito: Esaú também “instou”, isto é, insistiu com Israel para que se dirigisse a Seir juntamente com toda a sua comitiva, onde evidentemente o quisera acolher com muito carinho. No entanto, como eu disse: ainda tratado por vezes como Jacó, seu irmão achou mais prudente não acompanhá-lo ali e, seguindo cada um o seu próprio caminho… 17 Jacó, porém, partiu para Sucote e edificou para si uma casa; e fez cabanas para o seu gado; por isso chamou aquele lugar Sucote.

18 E chegou Jacó salvo à Salém, cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, quando vinha de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da cidade.

19 E comprou uma parte do campo em que estendera a sua tenda, da mão dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro.

20 E levantou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel.

 

A gente se fala depois!

Até breve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...