Gênesis Capítulo 20


 


PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Gênesis 20

 

1 E partiu Abraão dali para a terra do sul, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar.

2 E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.

3 Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido.

4 Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa?

5 Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto.

6 E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la.

7 Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.

8 E levantou-se Abimeleque pela manhã de madrugada, chamou a todos os seus servos, e falou todas estas palavras em seus ouvidos; e temeram muito aqueles homens.

9 Então chamou Abimeleque a Abraão e disse-lhe: Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres sobre o meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste aquilo que não deverias ter feito.

10 Disse mais Abimeleque a Abraão: Que tens visto, para fazer tal coisa?

11 E disse Abraão: Porque eu dizia comigo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por causa da minha mulher.

12 E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher;

13 E aconteceu que, fazendo-me Deus sair errante da casa de meu pai, eu lhe disse: Seja esta a graça que me farás em todo o lugar aonde chegarmos, dize de mim: É meu irmão.

14 Então tomou Abimeleque ovelhas e vacas, e servos e servas, e os deu a Abraão; e restituiu-lhe Sara, sua mulher.

15 E disse Abimeleque: Eis que a minha terra está diante da tua face; habita onde for bom aos teus olhos.

16 E a Sara disse: Vês que tenho dado ao teu irmão mil moedas de prata; eis que ele te seja por véu dos olhos para com todos os que contigo estão, e até para com todos os outros; e estás advertida.

17 E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos;

18 Porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.

 

Eu confesso estou com bastante vontade de dar um tema meio… exótico ao texto em tela; uma vez que hei de falar de duas situações muito próximas onde resta demonstrado que:

 

O CRIME NÃO COMPENSA

 

Pela ordem, estamos no capítulo 20 de Gênesis, já in verbis acima (Gn 20/todo). Mas, não nos convém prosseguir sem antes dar conclusão ao… 19 discutido na sexta feira (26 de janeiro de 2018), que também traz um tema, embora resumido em nove versículos (30-38).

 

O INCESTO ENTRE

LÓ E SUAS DUAS FILHAS

 

(Gn 19.30-38)

 

E subiu Ló de Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele; porque temia habitar em Zoar; e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas. Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra; Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai. E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai. E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e a menor deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai. E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje. E a menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos filhos de Amom até o dia de hoje.

 

Por hábito, ainda se praticava a endogamia. Onde “endo” é dentro – no caso, dentro da família (clã) e “gamia” é casamento. Endogamia é casar-se com um parente próximo, sem buscar casamento em outras… tribos. Razão pela qual a filha mais velha diz: “não há homem na terra que entre a nós” (19.31); por mais absurda que pareça, essa expressão apenas significa: — não nos restou nenhum parente próximo com o qual possamos nos casar e dar sequência ao nome do nosso pai como patriarca desta família. A propósito: Estamos a falar da Dispensação “patriarcal”. O período dos patriarcas. Onde Ló seria o patriarca de sua família… à medida que os seus filhos gerassem outros filhos; não tendo filhos homens, restaria às suas filhas se casar com um parente chegado onde os primeiros filhos seriam tidos como filhos de Ló – pai delas… esgotadas todas estas hipóteses, restou às duas pensar em algo mais… ousado: — “Venha, demos vinho ao nosso pai e, quando ele estiver (feliz/subentendido) eu entro e me deito com ele… e na noite seguinte a gente faz isso mais uma vez onde você também se deitará com ele; assim, não precisaremos deixar que o seu nome seja apagado”.


O nosso Código do Processo Penal Lei 7.209/84 inicia com as seguintes palavras: — Art. 1 “Não há crime, onde não existir legislação anterior que o defina”; normalmente é assim em quaisquer países do mundo! Não havia nenhuma menção legal onde se coibisse o incesto; o Decálogo ainda demorou quase 500 anos para ser promulgado; diante disso, O INCESTO PRATICADO PELAS FILHAS DE LÓ SE REVESTE DE UM ATENUANTE IREFUTÁVEL! Elas almejaram apenas… ‘salvar’ a descendência e, por conseguinte, preservar o nome de seu pai. Nunca fora muito, digamos assim… comum um pai coabitar com as filhas, mas também, até aquela circunstância, não havia lei sobre o assunto! Portanto, estão perdoados Ló e suas duas filhas…, mas… eu que sou da roça e, como bom… matuto, devo te fazer recordar uma verdade – que Paulo mencionou aos gálatas (Gl 6.7). A gente colhe cada semente que semeamos! O texto nos traz que os filhos das meninas – com o pai ganharam os nomes de Moabe e Ben-Ami – Amon (respectivamente). Onde Moabe é o pai dos moabitas e Amon pai dos amonitas… inimigos históricos dos hebreus. Não teriam motivos para ser grandes amigos uma vez que Abraão só fez bem à família de Ló!? No entanto, eu Antonio Demétrio da Silva cresci ouvindo minha mamãe nos contar histórias onde: — “Se pagavam o bem com o mal”. Êeeeeeee, povo!

 

Vamos conversar um pouco sobre o nosso capítulo de hoje, que começa com estas palavras: — “E partiu Abraão dali para a terra do sul”. Esse “sul” está grafado Neguebe em algumas versões. Neguebe refere-se ao sul da Palestina. Onde a primeira cidade era Cades (Cades-Barnéia/posteriormente) e ele se instalou entre Cades e Sur (v 1), mas também… “peregrinou” em Gerar (uma cidade ao sul de Gaza/parece que era a capital dos filisteus naquela época haja vista que Abimeleque era rei de Gerar). Particularmente, eu confesso que acho muito engraçado ler que Abraão peregrinou; por que, ainda que adentrasse a uma terra estranha, “peregrinar” não é a expressão mais apropriada em se tratando de um homem rico como ele! Abraão – como já dissemos, era tio de Sara antes se tornar seu esposo. Como o hebraico não tem vocábulo para sobrinha nem para neta, logo era uma “filha de Terá que depois se tornou mulher de Abraão”; havia um trato entre ambos: — Me faça o seguinte favor, em todos os locais aonde chegarmos, diga que é minha irmã (meia mentira), quiçá me… poupem por tua causa. E assim eles fizeram: no Egito, onde ele quase a perdeu para o Faraó; e de novo na cidade de Gerar… de novo quase perdeu a bela SARA para Abimeleque rei de Gerar! Deus, que sempre dá proteção irrestrita às suas servas fieis, impediu que Abimeleque se deitasse com ela e ainda feriu – com esterilidade à todos da casa de Abimeleque, até as empregadas da casa e, deu a ele um sonho bem interessante onde lhe apareceu e disse o que vamos parafrasear numa linguagem atual:

 

—   “Você é um homem morto;

—   Devolva a mulher ao seu marido;

—   De qual mulher e de… que marido o Senhor está falando?

—   De Sara, que você tomou de Abraão – seu esposo;

—   Ela disse que é irmã dele e ele, por sua vez, confirmou: é minha irmã;

—   E agora o Senhor está prestes a cometer uma injustiça, pois, eu estou limpo nisso;

—   Eu sei, mas o marido dela é profeta…

—   Faça o seguinte, devolva a mulher dele e ele, que é profeta, orará por ti e por todas as mulheres de tua casa. Então eu desisto de te matar, e concedo à cura a todas elas;

—   Lacrou”.

 

Abraão, na verdade, obteve lucro pecuniário, mais indenização por danos morais a Sara. Do jeito mais arriscado, mas obteve – não compensa “sacrificar” à integridade da esposa, nem mesmo pelo que parece ser para o… “bem da família”. A proposta do Novo Testamento é bem mais ampla na sua forma e na sua aplicação e amplidão:

— “MARIDO AME A TUA ESPOSA DO MESMO MODO QUE CRISTO AMOU A SUA IGREJA”. Morra – se necessário; pelo bem estar dela!

 

A gente se fala depois!

 

Até breve.

 

Demétrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...