Gênesis Capítulo 12



PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Gênesis 12

 

DEUS CHAMA ABRÃO E LHE FAZ PROMESSAS

 

— “Então o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, da casa de teu pai; e vá para uma terra que hei de te mostrar. Eu farei de ti uma grande nação; te abençoarei, engrandecerei o teu nome; você será uma bênção. Todos os que te abençoar serão benditos; e malditos todos os que te amaldiçoar; em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.1-3). 

 

Corria o ano 1981 a. C… No mesmo contexto Abrão, cujo nome significa “pai exaltado” saiu – Sem saber para onde ia (Hb 11.8); apenas saiu. Havia um imperativo divino: “Sai-te”. Que ele obedeceu – sem questionar e saiu. De alguma maneira acreditava…, à medida que seguia…, seu caminho seria indicado. Deus de verdade faz muito isso: CONDUZ A GENTE! Para onde ele te mandou? Ah, você ainda não sabe! Sem problemas: Vá, porque ele sempre te guiará! Lemos apenas uma pequena parcial do capítulo, mas já vimos o suficiente…, vimos que, em suma, a proposta incluía: “fazer surgir uma grande nação a partir dele”.

 

Nota: Abrão já tinha 75 anos de idade – nasceu em 2.056 a. C., na cidade de Ur dos caldeus – que existe até hoje (no Iraque). Pense num Deus aparentemente estranho… que coisa! Com tantos jovens disponíveis ele simplesmente apanha lá no meio de uma região hostil eivada de idolatria onde o próprio Abrão era igualmente idólatra (Js 24.2) um ancião de setenta e cinco anos, casado com uma sobrinha – estéril e lhe diz: “FAREI DE TI UMA GRANDE NAÇÃO E TU SERÁS UMA BÊNÇÃO!” Como? Vamos ver como a partir de agora:

 

Não pense que foi fácil… Deus não utiliza “vara de condão”; ele convida… aceito o seu convite ele instrui o seu convidado – alguns ao longo de 47 anos consecutivos de fé, para, só depois eles principiarem à obrigação de ser uma bênção na vida dos outros! No caso de Abrão: PARA TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA! A tua (inclusive).

 

Passamos meio “por cima” de Gn 3.15; sem dar detalhes acerca do que dizem ser a primeira profecia sobre a vinda do Messias – a SEMENTE DA MULHER. Não gosto de deixar dúvidas. E devo dizer: — aquilo que vimos em Gn 3.15 não se trata nem de longe de uma profecia. É, no máximo, uma promessa! Então alguém pode indagar:

 

— Não é do Cristo que o texto estaria falando?

— Do Cristo (também).

 

No entanto, o normal ali é somente a visível inimizade estabelecida entre a serpente e o homem. Uma coisa está bem nítida: Deus estava no meio de uma lucubração onde vaticinou a sentença da cobra que ela, ainda a cumpre sem reclamar: anda se arrastando — “sobre o teu ventre andarás e pó comerás” e ainda come do pó da terra (Gn 3.14). Profeta ou o que profetiza é, literalmente, quem fala em lugar de outrem; Deus não precisa representar outro! Mas vamos aceitar o santo texto de Gn 3.15 como sendo ao menos o prenúncio de uma promessa. Com isso já sabemos que o Cristo viria da SEMENTE DA MULHER; somando a isso mais esta escolha de Abrão… Deus resolveu que: Da linhagem Araãmica viria o seu filho. É tudo bem simples assim. No entanto, o texto prossegue e na sequência temos que: “… Ele chegou pela primeira vez a Canaã onde erigiu altares ao seu Deus e prosseguiu até Betel – ou perto dali, mas ouve uma carestia naquela terra obrigando-o descer para o Egito” (vv. 5-10). Descer nunca é aconselhável, pior ainda quando você descer até o Egito… Eu serei bem claro, bem curto e bem grosso: — Ele quase perdeu sua bela esposa (Sarai) no Egito!

 

A gente se fala depois!

Até breve.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...