Gênesis Capítulo 11

    



PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Gênesis 11

 

A TORRE DE BABEL

 

De início, abra a Bíblia que você tem em casa no capítulo 11 de Gênesis e o leia completo antes de seguir aqui comigo. Por que faremos infrequentes citações de alguns versículos, mas vamos ser bem honestos e bem diretos: — Ontem finalizamos o nosso estudo prometendo falar sobre o Ninrode neste capítulo e vamos sim falar do Ninrode e da construção da torre de Babel (naturalmente). Porém, não temos o direito de trazer o assunto sem mencionar algumas notas a respeito de certa família – muito eminente; a formação da família de Abrão, cujo introito se dá no mesmo capítulo.

 

Pela graça de Deus, realizamos seis programas de rádio na Visão FM em 2011; aos 13, 20, 27/11 – 04/12, 11/12, e 18/12 (daquele ano). No primeiro daqueles programas, aos 13 de novembro de 2011 eu disse abertamente que: — Ou nós nos aprofundamos na história dos hebreus ou jamais vamos compreender de fato a Bíblia! É vero. Senão vejamos: — “E deslocando-se alguns homens para o leste acharam um vale em Sinear e ali passaram a habitar” (Gn 11.2). Quanto à porção: “E disseram uns aos outros...” (v 3); Ninrode disse; e disse bem mais que está grafado aqui. Ele disse:

 

—      “Vocês estão se tornando poderosos financeiramente, têm um nome… e devem tudo isso à sua própria disposição e não a esse Deus malvado que acabou de desolar toda a terra com um dilúvio! A partir de hoje eu (pessoalmente), me ofereço para vos proteger desse Deus tirano…

—      Como?

—      Eia, nós vamos construir uma cidade (Babilônia) e uma torre, cujo topo encostará no céu; assim, não precisaremos obedecer suas diretrizes para povoar toda a face da terra e ainda poderemos ‘negociar’ com Ele de igual pra igual; lá em cima…” (Flávio Josefo/A história dos hebreus/grifo nosso).

 

Então, eles principiaram o seu projeto e começaram, senão chegar aos céus, que obviamente tem sua altura inacessível… pois são “anos luz” que não acabam mais…; ao menos um lado da proposta teria dado certo, uma vez que planejavam uma nação completa em um único empreendimento! Nossa vez de reunir o conselho (argumenta a Trindade Santa).

 

—     “Desçamos e confundamos as línguas deles; assim, à medida que deixarem de compreender uns aos outros, abandonarão a obra dessa torre…” (v 7); ou paramos esta construção, ou daqui para a frente não haverá mais restrições e farão tudo o que bem quiserem. Eles… os edificadores, falavam a mesma língua…” (v 6).

 

Eles erguiam ao mesmo tempo uma cidade – BABILÔNIA e uma torre (v 4). No local chamado (Sinear/Sinar em algumas versões) que hoje está no Iraque, bem debaixo de Bagdá. Então, aparecem atualmente alguns teólogos que estudam às pressas e dizem que Babel é “confusão”; BABEL é diminutivo de BABILÔNIA. Ambos os termos são aramaicos e significam “porta de Deus”; haja vista que era este o intento deles: chegar perto – à porta dos céus! A palavra para BABEL em hebraico veio a ser BALAL. Esta sim é “Confundir”.

— Porquanto ali o Senhor confundiu a língua deles (v 9).

 

O capítulo 11 segue, trazendo mais detalhes sobre os descendentes de Sem (vv 10-25); desses nomes, eu hei de destacar os seguintes: Naor – o Naor do versículo 22 e seu filho Terá, que gerou outro Naor, mais Abrão e Arã (v 26). A sequência histórica nos traz o seguinte: Arã/Harã morreu prematuramente ainda na Caldeia – na cidade de Ur…, com isso, como um meio de amparar os filhos órfãos, seus irmãos Abrão e Naor assumiram a família – assim, Naor se casou com a Milca e Abrão – que se casou com Sarai, também adotou o sobrinho e cunhado Ló… o pai (Terá) decepcionado com a perda do filho abandonou o país, indo em direção à terra de Canaã com Abrão, Sarai e Ló. Não sem antes fazer uma parada obrigatória em uma região chamada Harã, mesmo nome do seu filho perdido (v 31). Observe que Terá viveu apenas duzentos e cinco anos (v 32), bem menos que os seus predecessores!


A gente se fala depois!

Até breve.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...