BENDITO O QUE VEIO EM NOME DO SENHOR

TEXTO: (Mt 15.8) — “Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim”.


INTRODUÇÃO — Não faz muito tempo que alguém cognominado ‘Tiririca’ estava muito famoso e (vimos muitas vezes), em quase todas as suas aparições aos seus “fãs” na grande mídia (TV) exclamava: — “Como é lindo ver à falsidade e à hipocrisia de vocês!”.
Até Jesus soube o que é ser ‘aclamado’ por uma turma cujos lábios (aparentemente) estavam aptos para o louvor, porém, o coração, isto é, o intelecto (de falso seguidor) jamais lhe fora fiel, contrito e devoto. É muito grato e muito lindo cantar:

Hosana, Hosana ao Rei!
Hosana, Hosana ao Rei!

Mantos e palmas espalhando vai,
O povo alegre de Jerusalém;
Lá, bem ao longe se começam a ver…
O filho de Deus que montado vem.
Enquanto mil vozes ressoam por aí:
Hosana ao que veio em nome do Senhor!
Com um alento de grande aclamação
Prorrompem ao Rei triunfal…
Pena é saber que a mesma multidão que exclamou tão belas palavras, três dias após àquela ‘entrada triunfal’ também exclamara (diante de Pilatos) sem o menor constrangimento: “Crucifica-o, crucifica-o”.
Deus não se deixa escarnecer! (Gl 6.7). Haverá um dia no qual até tudo o que está ‘encoberto’ (seja bom ou mau) há de ser revelado! (Ec 12.14). Porque não existe nada nem ninguém oculto aos seus olhos! (Hb 4.13).

1 O TRIBUNAL DE CRISTO VEM AÍ
Na sua primeira carta aos irmãos de Corinto (capítulo 3) o apóstolo Paulo nos informa de que um dia será instalado um tribunal onde os motivos que levaram cada crente a prestar seus serviços para Deus serão julgados.
Ali finalmente conheceremos quem realmente prestou serviços autênticos pró e para o reino de Deus na terra.
2 A OBRA DE CADA UM SERÁ PROVADA
Na sua infinita sabedoria o Senhor Deus instruiu o apóstolo a utilizar uma linguagem figurada onde ele recorre a materiais de construção para nos mostrar (de modo simples) que o nosso cotidiano e principalmente a nossa maneira de encararmos à obra de Deus serão revelados naquele dia.
Como sabemos, existem materiais perecíveis e não-perecíveis. O ‘fogo’ de Deus irá revelar o real valor de cada ato realizado pelos salvos visando à honra e a glória de seu santo nome.
Grandes homens têm realizado grandes feitos na obra de Deus aqui… a despeito disso, é sabido que: “… todos nós cometemos erros, porém, grandes homens cometem grandes erros”.
A sorte de muitos está no fato de que àquele tribunal somente salvos comparecerão… e muitos serão salvos como que pelo fogo (por um triz).
3 MATERIAS PERECÍVEIS E REPROVADOS
A quantidade de materiais empregada por Paulo naquele texto é de seis (número do homem). Três deles não-perecíveis: (ouro, prata e pedras preciosas), e três frágeis e perecíveis (I Co 3.12). Eis a lista de materiais (atitudes) perecíveis e reprováveis:
Serão reprovadas as seguintes atitudes ou os ‘motivos’ que teriam nos levado a efetuá-las: a madeira, o feno e palha.
O obreiro é um construtor no templo de Deus. É dele a responsabilidade de conservar o material de construção utilizado nesta tão grande obra. Na linguagem da construção civil existe uma tal de “viga-baldrame” indispensável para a base de qualquer edifício.
No templo espiritual essa base tem nome! Chama-se: JESUS (Mt 16.18). Paulo adverte-nos sobre o perigo de tentarmos lançar outro fundamento (I Co 3.11).
Conforme o escritor Donald Carol Stamps no seu livro Epístolas Paulinas III (EETAD — pg 21 e 22), há três tipos de construtores entre os obreiros cristãos:

a) O construtor sábio espiritual;
b) O construtor insensato e negligente;
c) E o construtor destruidor.

4 MATERIAIS PROVADOS E APROVADOS
Os materiais duráveis citados pelo apóstolo (ouro, prata e pedras preciosas) não estão sujeitos à combustão. Embora sejam provados pelo fogo (no caso da prata e do ouro), este serve apenas para purificá-los e tirar deles à escória (Pv 25.4).
CONCLUSÃO
Servimos a um Deus que conhece cada uma de nossas obras (Ap 2.2), sabe se as palavras que lhe dirigimos em nossas músicas são verdadeiras ou apenas de lábios, recompensará àqueles que lhe prestarem um serviço que seja fruto de sua fidelidade, que sejam despenseiros fiéis… em fim, que tudo façam para engrandecer ao nome daquele que é tudo em todos.
A ele sejam a honra, a glória e o louvor eternamente! Amém.
Evangelista: Antonio Demétrio da Silva.
Registre aqui suas perguntas e tire suas dúvidas sobre teologia. E-mail ademetriosilva@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...