AMANHÃ PODE SER MELHOR


TEXTO: (Jó 42.2) — “Bem sei que ‘tudo podes’ e nenhum dos teus planos podem ser frustrados”.

INTRODUÇÃO

Na cabeça do ser humano existem muitas perguntas… algumas delas relativamente fáceis de responder, outras exigem um estudo ou uma pesquisa mais acurados, de modo que, para todas as indagações esperam-se encontrar as respectivas respostas.

A despeito de todas as pesquisas e, muito embora o conhecimento do homem tenha ganhado proporções alarmantes, na verdade, existem perguntas que irão para o túmulo sem respostas.

Ao estudarmos cuidadosamente o fascinante livro de Jó percebemos que apesar de Deus (generosamente) ter lhe permitido experimentar um ‘último estado’ muito melhor que o ‘primeiro’ (enquanto vivo), Jó jamais descobrira (por exemplo) à resposta à pergunta: “Por que o justo sofre tanto?”.

Essa não é a única pergunta intrigante de Jó, entretanto, por ser ela a principal vamos pautar nosso comentário em torno dela. Se o espaço permitir, incluiremos outras questões ao longo do mesmo.

1 O VITUPÉRIO BATE À PORTA DE JÓ

Tudo ia muito bem com o patriarca: tinha dez filhos, muitos bois no seu curral, muitos camelos, jumentas, ovelhas, muita gente ao seu serviço, talvez uma ‘conta bancária’ gorda…; enfim, ele chegou a ser considerado o homem mais rico e conseqüentemente o mais poderoso do Oriente Médio.

Até que, num ‘belo dia’ formou-se uma ‘longa fila’ à frente daquele fiel servo de Deus e (pela ordem), disseram-lhe:

· Os teus bois e as tuas jumentas foram tomados pelos sabeus (que tiveram o cuidado de matar aos demais servos), apenas eu fiquei para trazer-te a ‘nova’ (todas as coisas contribuem para o nosso bem);

· As tuas ovelhas e seus respectivos pastores foram consumidos por um fogo que caiu do céu (nem tudo que vem do céu é Deus quem manda);

· Os caldeus organizados em três bandos, mataram aos meus colegas de trabalho e levaram os teus camelos;

· Os teus filhos e filhas ‘festejavam’ na residência do irmão mais velho até que veio um grande vento da banda do deserto sobre os esteios da casa que não resistiu e caiu, matando a todos, só eu escapei (1.13-19). Que atitude um de nós teria adotado?

2 OS PASSOS DO VERDADEIRO ADORADOR

Depois de ouvi-los (muito) calmamente (subentendido) o velho patriarca:

a) Se levantou
b) Rasgou o seu manto
c) Rapou à cabeça
d) E (lançando-se a terra) adorou.

De vez em quando cantamos uma bela música que diz: “Senhor, eu sei que é teu este lugar; muitos querem te adorar…”. Por que não todos? Porque alguns não querem ou não estão habilitados para essa adoração. Provavelmente não leram à receita dada por Jesus em (Jo 4.23,24).

Você pode estar pensando (afinal), o que é vitupério? É injuria, insulto ou desonra. Ser vituperado é sinônimo de ser insultado, injuriado, extremamente desonrado… se vamos padecer, será melhor sofrer como cristãos! Quem sofre como fiel servo de Deus é bem-aventurado (I Pe 3.14; 4.16).

a) Jó se levanta — As condolências de Elifaz, Bildade, Zofar (seus amigos) e de Eliú (que veio mais tarde), duraram poucos dais. Depois disso, eles começaram a intensificar a dor de Jó com ‘revelações’ e discursos (aparentemente) profundos, porém, vazios, sem amor e eivados de erros.

Seus argumentos teriam sido suficientes para empurrar o patriarca ainda mais para baixo e, por fim, lançá-lo definitivamente ao chão. Em vez disso: JÓ SE LEVANTOU.
b) Jó rasga sua roupa — Diante do testemunho que Deus deu a seu respeito quem sebe ele poderia ‘exigir uma explicação’ racional para aquilo que lhe acontecera (subentendido). Em vez disso: JÓ RASGOU O SEU MANTO.

Poucos sabem o que fazer durante a adversidade! Bartimeu (o cego filho de Timeu), lançou de si à capa; o milagre aconteceu em seguida.

Paulo nos adverte a ‘despir-nos do homem exterior’ e revestir-nos do ‘homem interior’ que se renova a cada dia.

Jesus falou-nos de uma festa onde somente os que estiverem trajados com a roupagem adequada poderão participar (Mt 22.11-14).

c) Rapa à cabeça — Existe um par de ‘asas’, as ‘asas da humilhação’ (Hino 126 H. C.), sem o qual ninguém pode voar às alturas santas. Todas as vezes que vimos na Bíblia alguém ‘rasgando suas vestes’ vimos também que, aquela normalmente era a forma mais utilizada para demonstrar suas tristezas pelas intempéries da vida e, um dos principais meios de humilharem-se perante àquele que tudo pode e tudo (e muito mais) faz em prol dos seus fiéis servos.

As circunstâncias eram totalmente desfavoráveis! Os seus animais tomados, quase todos os seus servos mortos (os poucos que lhe sobraram logo perderiam o ‘respeito’ por ele), seus principais ‘amigos’ viraram-lhe às costas nos instantes mais sombrios daquela prova.
Tudo indicara o ‘fim da linha’ para o pobre sofredor, estava a um passo da loucura total (quem sabe ‘legalmente’ insano).

Destarte, exatamente naquela hora em que os homens (sem Deus) erguem à cabeça e blasfemam o seu santo e bendito nome, humildemente: JÓ RAPOU À CABEÇA.

d) Prostra-se e adora a Deus — Quando a vida corre às ‘mil maravilhas’ talvez seja relativamente fácil cultuar, ofertar, dizimar, cantar ‘louvores’ ao seu nome, ajoelhar-se diante do Senhor e, ‘honrá-lo’ (com os lábios).

O aparente paradoxo de Jó especialmente se estudado à luz do Novo Testamento (Jo 4.23,24), nos dá contas de que, a verdadeira adoração independe do ‘meio ambiente’ ao nosso redor.

Não importa como nem onde estás; se tu estás em Cristo, lembre-se de que as palavras de Paulo: — “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”; fazem parte de um contexto que nos ensina como viver contentes em quaisquer circunstâncias.

CONCLUSÃO

Como servos fiéis a Deus, não faz a menor diferença andar no melhor dos carros ou a pé, ter a melhor das casas ou residir numa choupana, pagar tudo à vista ou financiar tudo, ter muito dinheiro ‘aplicado’ ou apenas status. Vivam satisfeitos e, dispostos a cumprir à vocação para a qual vocês foram chamados.

Você pode até passar pelo ‘vale’ porém, podes fazer dele uma ‘fonte’ (Sl 84.6); podes passar pelas ‘ondas’ ou pelo ‘fogo’ porém, nem mesmo às mais altas ondas e ou o fogo podem atingir-te (Is 43.2).

Tudo concorria para que o desânimo ou a falta de fé assumisse o ‘controle’ da situação daquele patriarca. Até sua querida esposa o ‘aconselhou’ a: amaldiçoar ao seu Deus. Em vez disso: JÓ PROSTROU-SE E ADOROU A DEUS.

Ser crente (de verdade) é estar disposto a: “aceitar do Senhor tanto o bem quanto o mal”.

Evangelista Demétrio.
Registre aqui suas perguntas e tire suas dúvidas sobre teologia.
Acesse o E-mail ademetriosilva@gmail.com

Um comentário:

  1. "O 'choro' do justo pode durar uma noite, mas a sua alegria virá ao amanhecer" (paráfrase Salmo 30.5).

    ResponderExcluir

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...