Êxodo Capítulo 31



 

PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Êxodo 31

 

Os profissionais da obra…

 

 

Repita-se: “Deus não chama capacitados; capacita chamados” (dizem). “Palavras, palavras, palavras…” (Willian Shakespeare). Porque cada uma das palavras dirigidas a Moisés neste santo capítulo 31 de Êxodo saíram da livre iniciativa de Deus! Equivale dizer que: — Bezaleel e Aoliabe eram os melhores dentre todos os hebreus para executarem as tarefas que ele próprio iria designar através de Moisés. Deus não é bobo; jamais encheria um indivíduo de habilidade para elaborar projetos e moldar ouro, prata, bronze, madeira e quaisquer outros metais e ou tecidos necessários e, também, fundi-los e ou fazer encaixes como melhor convir, se no momento de utilizar o indivíduo para o seu serviço, dissesse: — “Não, homens hábeis não me são úteis; porque eu tenho uma queda por incompetentes”.“A época em que Deus usava jumentas já passou” (Maurício Santana). Se bem que, tirando à exceção da entrada triunfal em Jerusalém – onde se cumpriu uma profecia (Mt 21.4,5), Deus jamais usou uma jumenta! Deus capacita chamados? Certamente. Sempre que a urgência da situação exigir uma pessoa e – perto, não houver nenhum capacitado! Felizmente, o Senhor conhece cada um dos seus – que chama pelos seus nomes e os buscam em suas origens! Razão pela qual ele mencionou as sentenças dos versículos 2-11 abaixo:

 

2 Eis que eu tenho chamado por nome a Bezaleel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,

3 E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor,

4 Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre,

5 E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor.

6 E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado.

7 A saber: a tenda da congregação, e a arca do testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os pertences da tenda;

8 E a mesa com os seus utensílios, e o candelabro de ouro puro com todos os seus pertences, e o altar do incenso;

9 E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base;

10 E as vestes do ministério, e as vestes sagradas de Arão o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio;

11 E o azeite da unção, e o incenso aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado.

 

A importância do sábado para os hebreus – um SINAL — Sim, um “Sinal” entre Deus e os filhos de Israel… Em um dos meus vários HDs danificados pelos muitos blecautes – devidos aos serviços de péssima qualidade da companhia energética que vem atuando em Goiás desde 1979… como eu quis mencionar: — Eu fiz um Estudo muito bom sobre o sábado – como descanso – não sei se me restou cópia… O quarto mandamento era sim um dos mais importantes sinais – entre Deus e os israelitas.

 

12 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

13 Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.

14 Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo.

15 Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá.

16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.

17 Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.

18 E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

 

A gente se fala depois!

Até breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...