Êxodo Capítulo 27



 

 

PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Êxodo 27

 

O altar do holocausto

 

Normalmente pedimos, no final das petições judiciais, que o inteiro teor da peça seja acatado; e que se faça valer a mais lidima e cristalina justiça… onde, obviamente, recorremos à equidade do Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz – ao qual denominamos escorreito. No tabernáculo, a primeira cor que se via era a cor branca. Mormente, porque de nada vale ir cultuar a Deus no seu santo templo (Sl 27.4), quando, ao adentrar aí, nos lembrarmos que temos algo a ser consertado com o nosso próximo. Nesse caso, é ‘muito mais mió’ deixar à oferta ali, ao lado do ‘artar’ e ir – primeiro nos entender com o nosso irmão – ainda que mais fraco, pelo qual Cristo deu a sua própria vida, numa rude cruz! Eis uma das razões pelas quais, ao se aproximar do tabernáculo, os israelitas viam logo umas cortinas brancas – em pleno deserto. Meu amigo de longa data – Malciron Lima (conheço desde 26/09/1986), que cantou ontem bem aqui em Caldas Novas, GO – dentre muitas outras, também canta uma música que traz: “… estou num deserto e disso estou certo: atravessarei; Cristo está comigo – aleluia – Ele é o meu Rei” (Aleluia); pois é, eles (os hebreus) suportaram 39 anos mais 11 meses naquele deserto, mas atravessaram… nem todos – dois (Josué e Calebe) daqueles 603.550 de vinte anos ou mais (Nm 1.46). Por hora, não há nada acabado no nosso tabernáculo… tudo que estamos a mencionar ainda é projeto que está na iminência de ser passado das mãos de Deus para as de Moisés…, porém, já vimos muitos símbolos dignos de nossa atenção. Se bem que: — “o mundo é pequeno para caber tantos simbolismos” (Jo 21.25). O presente mote sagrado nos fala sobre mais três eventos muito significativos: 1) O altar de bronze ou cobre (vv. 1-8); 2) O pátio do tabernáculo (vv. 9-19); e 3) O azeite puro – para a unção (vv. 20,21). Como seria esse tabernáculo em pleno século XXI? Nem há que se falar em cabular o modelo dado a Moisés, haja vista:

 

v  “Quando tudo perante o Senhor estiver e todo o teu ser ele controlar… só então hás de ver que o Senhor tem poder: quando tudo deixares no altar”;

v  No pátio, por sua vez, até os gentios poderiam adentrar e ficar à vontade; isso nos ensina? Não há razão para receber mal aos que procuram um templo religioso em busca de proximidade com Deus, uma vez que ele disse abertamente: “Não vim chamar justos e sim pecadores ao arrependimento!”

v  Se bem li, o azeite era para a unção. Não se faz boas obras para o reino de Deus sem unção! Quiçá seja por isso que muitos cultos são o oposto do que os melhores dicionários definem ao termo CULTO!

 

1 Farás também o altar de madeira de acácia; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e três côvados a sua altura.

2 E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão do mesmo, e o cobrirás de cobre.

3 Far-lhe-ás também os seus recipientes, para recolher a sua cinza, e as suas pás, e as suas bacias, e os seus garfos e os seus braseiros; todos os seus utensílios farás de cobre.

4 Far-lhe-ás também um crivo de cobre em forma de rede, e farás a esta rede quatro argolas de metal nos seus quatro cantos.

5 E as porás dentro da borda do altar para baixo, de maneira que a rede chegue até ao meio do altar.

6 Farás também varais para o altar, varais de madeira de acácia, e os cobrirás de cobre.

7 E os varais serão postos nas argolas, de maneira que os varais estejam de ambos os lados do altar, quando for levado.

8 Oco e de tábuas o farás; como se te mostrou no monte, assim o farão.

9 Farás também o pátio do tabernáculo, ao lado meridional que dá para o sul; o pátio terá cortinas de linho fino torcido; o comprimento de cada lado será de cem côvados.

10 Também as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata.

11 Assim também para o lado norte as cortinas, no comprimento, serão de cem côvados; e as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata,

12 E na largura do pátio para o lado do ocidente haverá cortinas de cinquenta côvados; as suas colunas dez, e as suas bases dez.

13 Semelhantemente a largura do pátio do lado oriental para o levante será de cinquenta côvados.

14 De maneira que haja quinze côvados de cortinas de um lado; suas colunas três, e as suas bases três.

15 E quinze côvados das cortinas do outro lado; as suas colunas três, e as suas bases três.

16 E à porta do pátio haverá uma cortina de vinte côvados, de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido, de obra de bordador; as suas colunas quatro, e as suas bases quatro.

17 Todas as colunas do pátio ao redor serão cingidas de faixas de prata; os seus colchetes serão de prata, mas as suas bases de cobre.

18 O comprimento do pátio será de cem côvados, e a largura de cada lado de cinquenta, e a altura de cinco côvados, as cortinas serão de linho fino torcido; mas as suas bases serão de cobre.

19 No tocante a todos os vasos do tabernáculo em todo o seu serviço, até todos os seus pregos, e todos os pregos do pátio, serão de cobre.

20 Tu pois ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente.

21 Na tenda da congregação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até a manhã, perante o Senhor; isto será um estatuto perpétuo para os filhos de Israel, pelas suas gerações.

 

A gente se fala depois!

Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...