Êxodo Capítulo 16



 

PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Êxodo 16

 

(As codornizes)

 

“E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto” (Êx 16.2).

 

 

1 E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito.

2 E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.

 

Considerando que os filhos de Israel passaram a pôr em prática as diretrizes de Deus dadas em Êx 12.1, estavam a caminho de Canaã há apenas trinta dias e essa já é a segunda murmuração; que, por bondade dos teólogos que costumam escrever estas epígrafes, e ou copiar os originais, eles teriam efetuado “… contra Moisés e contra Aarão” (v. 2). Mas, é muito mais grave! Ninguém murmurou contra nenhum dos dois, murmuraram contra o próprio Deus! Equivale lhe lançar em rosto sua incapacidade… de conduzi-los, de guiá-los naquele deserto e, principalmente, fazê-los herdar à herança prometida. Observe que eles possuíam bovinos, equinos, ovinos e caprinos, quiçá até galináceas entre os seus bens – que não eram poucos; mas… o que já é seu não serve; quer guardar – para garantir o futuro e exigir mais de Deus…; tem povo de Deus assim hoje? É óbvio que sim: O indivíduo mantém suas posses sob custódia, num local bem em segurança… e fica cobrando de Deus que lhe conceda mais, que viva bem sem ter que dispor do que possui… pode? Pode não, é pecado grave, mas não poucos fazem exatamente assim, lamentavelmente! Deve ter sido aviltante para Deus escutar às seguintes lucubrações deles: — “Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão”. Essa doeu… mesmo assim, na sua infinita misericórdia, Deus lhes propõe:

 

4 … Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não. E mais: — “… Entre as duas tardes comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus” (v. 12).

13 E aconteceu que à tarde subiram codornizes, e cobriram o arraial…

Codornizes e maná. Uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra (v. 14). Sendo que este viria no instante do café da manhã. Que eles viram e exclamaram “Man hu” (Heb. Que é isto?), isto, na língua portuguesa é maná; ou… nas palavras de Moisés: — Este é o pão que o Senhor vos deu para comer (v. 15). Então eles aproveitariam o incidente para pecar mais – o que diremos no momento oportuno…

 

A gente se fala depois!

Até breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...