Gênesis Capítulo 31

 



 

PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Gênesis 31.1-32.2

 

Vinte anos inteiros havia que Jacó estava morando na casa do seu sogro… “Então os filhos de Labão começaram a dizer: Jacó está enriquecendo às custas de nosso pai; está tomando tudo que o nosso pai possuía e, do que era de nosso pai, fez ele toda esta glória” (v 1). “Viu também Jacó o rosto de Labão, e eis que não era para com ele como anteriormente” (v 2). As pessoas mudam, mudam bastante, quase sempre para pior; o “rosto” principalmente! Quando o sogro virou a cara para ele, Jacó logo entendeu que os seus dias de labor ali haviam acabado. Mandou vir as esposas até o seu local de trabalho – pra dar mais credibilidade às suas palavras, e lhes notificou:

“Vejo que o rosto de vosso pai não é para comigo como anteriormente; porém o Deus de meu pai tem estado comigo; E vós mesmas sabeis que com todo o meu esforço tenho servido a vosso pai; Mas vosso pai me enganou e me mudou o salário dez vezes; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal. Quando ele dizia assim: Os salpicados serão o teu salário; então todos os rebanhos davam salpicados. E quando ele dizia assim: Os listrados serão o teu salário, então todos os rebanhos davam listrados. Assim Deus tirou o gado de vosso pai, e deu-o a mim (vv 5-9). Além disso, o Deus de meu pai me disse: — “Torna-te à terra dos teus pais, e à tua parentela, e eu serei contigo” (v 3). A esta altura, além das promessas feitas a Abraão e a Isaque, que agora eram suas por direito…, Jacó ainda contava com aquela promessa feita diretamente a ele (Gn 28.15); de que não o deixaria até cumprir tudo que lhe prometera!

“E sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos e vi em sonhos, e eis que os bodes, que cobriam as ovelhas, eram listrados, salpicados e malhados. E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez” (vv 10-12). E foi mais longe, quando me disse: — “Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela”.

14 — … Há ainda para nós parte ou herança na casa de nosso pai? 15 Não nos considera ele como estranhas? Pois vendeu-nos, e comeu de todo o nosso dinheiro. 16 Porque toda a riqueza, que Deus tirou de nosso pai é nossa e de nossos filhos; agora, pois, faça tudo o que Deus te mandou. É pra já…

Então Jacó reuniu tudo que era seu, montou os filhos e as esposas e concubinas nas ‘cangalhas’ onde rumou para a terra de Canaã. Ao seu pai Isaque – ainda vivo. Vinte anos depois… Mas Raquel furtou um dos deuses de Labão… as pessoas têm a mania de achar que aonde vão devem carregar o seu deus. Deus mesmo, de verdade, é aquele que pode te conduzir! Que pode te orientar, guiar, abençoar… que te defende dos perigos… que te livra do… ‘malamém’ (kkkkk). Porém, Raquel ainda não estava devidamente instruída quanto a isso. Labão (seu pai) possivelmente não era crente, ainda… Passados três dias, alguém contou a Labão:

— Jacó foi embora, foi embora com todos os seus bens. Fugiu!

— Então vamos perseguir… ‘perseguiu-o’ e o alcançou acampado na montanha de Gileade – sete dias depois (v 23);

24 Veio, porém, Deus a Labão, o arameu, em sonhos, de noite, e disse-lhe: Guarda-te, que não fales com Jacó nem bem nem mal. Escolha bem cada palavra que vai dizer a Jacó (subentendido).

— As minhas filhas agora são tuas prisioneiras? Você me enganou e as tirou de mim como presas de guerra – como pela espada; e, pior, custava deixar os meus deuses no oratório onde estavam? Se tu estavas com saudades dos teus parentes e querias regressar à casa paterna, o caminho mais certo não seria esse, porque, um de vocês subtraiu os meus ídolos domésticos, e eu vim… mal intencionado, mas o teu Deus falou comigo na noite passada, me impedindo de te tocar. Bom demais ser crente uai! (Zc 2.8; I Jo 5.4,18); e continuou Labão, mais brandamente é claro, — você nem me permitiu beijar aos meus filhos e as minhas filhas! Como eu disse, o hebraico não tem vocábulo para neto. Se você encontrar é de versões refeitas, nas mais antigas, netos e netas, equivalem a filhos e filhas… Vamos inserir parciais do texto a seguir:

 

29 Poder havia em minha mão para vos fazer mal, mas o Deus de vosso pai me falou ontem à noite, dizendo: Guarda-te, que não fales com Jacó nem bem nem mal.

30 E agora se querias ir embora, porquanto tinhas saudades de voltar à casa de teu pai, por que furtaste os meus deuses?

32 Com quem achares os teus deuses, esse não viva; reconhece diante de nossos irmãos o que é teu do que está comigo, e toma-o para ti. Pois Jacó não sabia que Raquel os tinha furtado.

33 Então entrou Labão na tenda de Jacó, e na tenda de Lia, e na tenda de ambas as servas, e não os achou; e saindo da tenda de Lia, entrou na tenda de Raquel.

34 Mas Raquel tinha tomado os ídolos e os tinha posto na albarda de um camelo, e assentara-se sobre eles; e apalpou Labão toda a tenda, e não os achou.

35 E ela disse a seu pai: Não se acenda a ira aos olhos de meu senhor, que não posso levantar-me diante da tua face; porquanto tenho o “costume das mulheres” (menstruada/mentira). E ele procurou, mas não achou os ídolos.

36 Então irou-se Jacó e contendeu com Labão; e respondeu Jacó, e disse a Labão: Qual é a minha transgressão? Qual é o meu pecado, que tão furiosamente me tens perseguido?

37 Havendo apalpado todos os meus móveis, que achaste de todos os móveis de tua casa? Põe-no aqui diante dos meus irmãos e de teus irmãos; e que julguem entre nós ambos.

38 Estes vinte anos eu estive contigo; as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca abortaram, e não comi os carneiros do teu rebanho.

39 Não te trouxe eu o despedaçado; eu o pagava; o furtado de dia e o furtado de noite da minha mão o requerias.

40 Estava eu assim: De dia me consumia o calor, e de noite a geada; e o meu sono fugiu dos meus olhos.

41 Tenho estado agora vinte anos na tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; mas o meu salário tens mudado dez vezes.

42 Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o temor de Isaque não fora comigo, por certo me despedirias agora vazio. Deus atendeu à minha aflição, e ao trabalho das minhas mãos, e repreendeu-te ontem à noite.

 

Restou a Labão propor aliança onde celebraram um big banquete juntos na montanha de Gileade…, — É evidente que eu não hei de fazer mal algum aos meus filhos que estas duas amadas filhas geraram! Vamos então acordar o seguinte: — Eu prometo jamais passar deste marco onde estamos para o teu lado para te causar mal. Então vamos assinalar o local do marco (disse Jacó) e o marcou com uma coluna/pedra; mais um montão de pedras que todos eles ajuntaram para servir de testemunho. Jegar-Saaduta na língua de Labão/Galeede em hebraico. Ambos os termos significam “MONTÃO DE TESTEMUNHA” eu também o prometo: a partir daquela data, nunca mais houve ligação entre as suas famílias, cada um dos dois e seus homens retornaram ao seu lugar, restando entre eles apenas as boas recordações dos bons tempos juntos, era o fim daquele ciclo. Síria no seu devido lugar ao norte e Jacó – posteriormente Israel na sua terra ao sul. Na atual Palestina.

A propósito: Eu tenho mais de um motivo para andar um pouco mais aqui. Mormente porque este assunto abrange Gn 31.1 a 32.2, e, também, por que

 

54 E ofereceu Jacó um sacrifício na montanha, e convidou seus irmãos, para comer pão; e comeram pão e passaram a noite na montanha.

55 E levantou-se Labão pela manhã de madrugada, e beijou seus filhos e suas filhas e abençoou-os e partiu; e voltou Labão ao seu lugar.

“Jacó também seguiu o seu caminho; e os anjos de Deus o encontraram. Quando Jacó os viu exclamou: Este é o exército de Deus! E chamou àquele lugar Maanaim – dois exércitos/bandos (Gn 32.1,2).


 A gente se fala depois!

Até breve.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...