Gênesis Capítulo 15




PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Gênesis 15

 

DEUS PROMETE UM FILHO A ABRÃO

 

1          Passado isto, falou o Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou teu protetor, e a tua paga infinitamente grande.

2          Abrão lhe respondeu: Senhor Deus, que me darás tu? Eu morrerei sem filhos; e o filho do procurador de minha casa, este Eliezer de Damasco…

3          E acrescentou Abrão: Tu a mim não me tens dado filhos, e o meu herdeiro vi-lo-á a ser o meu escravo.

4          A isto lhe respondeu logo o Senhor: Este não há de ser o teu herdeiro; mas tu terás por herdeiro aquele que nascerá de ti.

5          E depois de o ter feito sair para fora, disse-lhe: Olha para o céu, e conta, se podes as estrelas. Assim é, ajuntou ele, que se multiplicará a tua posteridade.

6          Creu Abrão em Deus, e isto lhe foi imputado para justiça.

7          Disse-lhe mais o Senhor: Eu sou o Senhor que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra, e a possuíres.

8          Respondeu Abrão: Senhor Deus, por onde poderei eu conhecer que a hei de possuir?

9          Continuou o Senhor: Toma-me uma vaca de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, também uma rola e uma pomba.

10      O qual tomando todos estes animais, cortou-os em duas metades, e pôs as duas metades, que tinha cortado, bem defronte uma da outra; mas não dividiu as aves.

11      Ora, as aves vinham pôr-se sobre os cadáveres, e Abrão as enxotava.

12      Ao por do sol veio um profundo sono sobre Abrão, e um horror grande e tenebroso o acometeu.

13      Então lhe foi dito: Sabe desde agora, que a tua posteridade peregrinará numa terra estrangeira e será reduzida à escravidão, e aflita por quatrocentos anos.

14      Mas eu exercitarei os meus juízos sobre a gente, a que eles hão de estar sujeitos; e eles sairão ao depois daquela terra, trazendo consigo grandes riquezas.

15      Tu, porém, irás em paz para teus pais, sendo sepultado numa ditosa velhice.

16      Mas os teus descendentes tornarão a vir para aqui depois da quarta geração, porque a medida das iniquidades dos Amorreus não está ainda cheia até ao presente.

17      Quando pois foi sol posto, formou-se uma escuridade tenebrosa, e apareceu um forno, donde saía muito fumo; e viu-se uma lâmpada acesa, que passava através das reses divididas.

18      Naquele dia fez o Senhor concerto com Abrão, dizendo: Eu darei à tua posteridade esta terra desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates, a saber:

19      Os Cineus, os Ceneseus, os Cedmoneus,

20      Os Heteus, os Fereseus, os Rafains também,

21      Os Amorreus, os Cananeus, os Gergeseus, e os Jebuseus. 

Deus é um Deus de alianças mesmo. Ele fez um pacto com Adão, um pacto com Sete, um pacto com Enos, um pacto com Enoque, um pacto com Matusalém, um pacto com Noé, um pacto com Sem… e, agora faz um pacto solene com Abrão, numa forma usual entre os antigos. Os animais que Deus pediu que Abrão usasse eram precisamente os que mais tarde Moisés designou como animais para os sacrifícios. Abrão levou esses animais para o SENHOR, cortou-os pelo meio e colocou as metades uma em frente à outra, em duas fileiras; porém as aves ele não cortou (v 10). Nada aconteceu durante o dia todo, então Abrão pacientemente espantava os urubus que começaram a descer sobre os animais mortos. Evidentemente, Abrão caminhou reverentemente entre as partes cortadas do sacrifício de acordo com o costume e sentiu que era seu dever proteger os cadáveres para que não fossem rasgados e ou devorados. O dia inteiro ele protegeu os animais sacrificados das aves famintas. Isto nos ensina a necessidade de vigilância em nosso relacionamento com Deus. No meu caso, pela graça de Deus, esta vigilância já perdura há 42 anos!


Segundo consta, era costume na antiguidade, para ratificar uma aliança, partir um animal ao meio, colocando as duas partes frente a frente, para que os partícipes caminhassem pelo meio (Jr 34.18-20). Então ambas as partes fariam uma pequena pausa entre as duas metades dos animais onde pronunciavam: “Assim me faça o Senhor se eu não cumprir o meu lado neste concerto”. Desta maneira ficava implícito, que o que aconteceu aos animais, aconteceria com aquele que quebrasse a aliança. Que maravilhosa graça o nosso Poderoso Deus demonstrou quando se abaixou e não se importou em fazer este tipo de aliança com Abrão! O Senhor tem sempre dado ao homem a certeza de Suas intenções de manter Suas promessas; haja vista suas promessas são tão confiáveis e certas que: “cada uma delas trazem junto um sim e um amém, para a glória dele por nós” (II Co 1.20). Deus, na verdade, fez muito mais que vir promover um acordo com um homem; na sua infinita onisciência e, sabendo que nós temos dificuldades em cumprir as nossas promessas… passou sozinho por entre as metades dos animais sacrificados (v 17).



A gente se fala depois!

Até breve.


Demétrio.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...