Gênesis Capítulo 7



PENTATEUCO – O LIVRO DE GÊNESIS

Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Jovens e Adultos

Caldas Novas, GO – Brasil

Projeto/Instruções Bíblicas

Evangelista Demétrio

 

Gênesis 7

 

1 Depois, disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração.

2 De todo animal limpo tomarás para ti sete e sete: o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois: o macho e sua fêmea.

3 Também das aves dos céus sete e sete: macho e fêmea, para se conservar em vida a semente sobre a face de toda a terra.

4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda substância que fiz.

5 E fez Noé conforme tudo o que o SENHOR lhe ordenara.

6 E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.

7 E entrou Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele na arca, por causa das águas do dilúvio.

8 Dos animais limpos, e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra,

9 entraram de dois em dois para Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.

10 E aconteceu que, passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.

11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia, se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,

12 e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.

13 E, no mesmo dia, entrou Noé, e Sem, e Cão, e Jafé, os filhos de Noé, como também a mulher de Noé, e as três mulheres de seus filhos, com ele na arca;

14 eles, e todo animal conforme a sua espécie, e todo gado conforme a sua espécie, e todo réptil que se roja sobre a terra conforme a sua espécie, e toda ave conforme a sua espécie, todo pássaro de toda {ou toda sorte de asas} qualidade.

15 E de toda carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca.

16 E os que entraram, macho e fêmea de toda carne entraram, como Deus lhe tinha ordenado; e o SENHOR a fechou por fora.

17 E esteve o dilúvio quarenta dias sobre a terra; e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra.

18 E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas.

19 E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu foram cobertos.

20 Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos.

21 E expirou toda carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado, e de feras, e de todo o réptil que se roja sobre a terra, e de todo homem.

22 Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em seus narizes, tudo o que havia no seco, morreu.

23 Assim, foi desfeita toda substância que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca.

24 E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinquenta dias. (Gn cap. 7/todo).

 

Deus é essencialmente amor (I Jo 4.8); mesmo assim, os seus filhos lhe dão tanta dor de cabeça que de tempos em tempos ele é obrigado a fazer uma intervenção onde substitui ora as pessoas, ora o sistema político… às vezes ele muda as leis da natureza, as estações, ‘sacrifica’ algumas pessoas impenitentes! Foi o caso nos dias de Noé – quando as pessoas na sua insensatez… simplesmente: comiam, bebiam, negociavam, se casavam, ficavam noivas… até o instante em que Deus disse a Noé: — “Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração” (v 1). Falando disso o Cristo observa… “e não perceberam até que veio o Dilúvio e os levou” (Mt 24.39). O Dilúvio ocorreu sim, até a Rede Globo deu o braço a torcer e mostrou na revista eletrônica mais famosa do País há uns nove anos e meio – (20/07/2008) segundo a minha memória. O Dilúvio é o que se poderia chamar “divisor de águas” de fato! E bota água nisso (v 19).

 

Porque, após enviar ao encontro de Noé… sete casais de cada espécie de animais, aviárias e répteis considerados limpos e dois casais daqueles considerados imundos, necessários, não obstante; você já parou para avaliar a situação do campo se os urubus não gostassem de carniça? Portanto, urubus (imundos) são os lixeiros da natureza; papai do céu que planejou… tudo numa boa! Então Deus o autorizou entrar na arca junto com sua família, mais os bichos, fechou cuidadosamente a porta – por fora (v 16); e tome chuva, torrencial e ininterrupta – muito milímetros! Durantes quarenta dias e noites sequenciais… não sobrou uma viva alma, a menos é claro uma família de oito pessoas que estavam sob a tutela daquela arca. Eu gostaria, sinceramente, de encerrar meu comentário neste ponto, haja vista eles já se salvaram das águas excessivas do Dilúvio e os impenitentes pereceram… no entanto, sou mesmo ministro do santíssimo Evangelho e tenho o dever moral e ministerial de ser fiel à minha vocação e acrescentar: Igualmente, nos dias de hoje fomos severamente advertidos – pelo próprio Cristo/Deus/pessoalmente: A VINDA DO FILHO DO HOMEM ESTÁ PRÓXIMA, JÁ ÀS PORTAS; ESTEJAM PRONTOS! Prontos, onde? Na ARCA “Cristo” (disse Paulo).

 

A gente se fala depois!

Até breve.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...