08 DE MARÇO É DIA DE MARAVILHOSAS - DELÍCIAS

O homem do mundo coleciona e, às vezes, as tratam sem piedade e nem dó; porém, o servo de Deus me impressiona, pois se dedica, geralmente a uma só. Parafraseando o gênio Charles Chaplin: - "O verdadeiro macho não é o que conquista várias... mas, o que consegue manter sempre a mesma - a olhar em sua cara!". Há 154 anos este dia vem sendo mencionado; ele lembra-nos um triste 'incidente' gente! Quando um grupo de 127 delas fora assassinado, brutalmente! É hoje o dia, meus parabéns! A estas maravilhosas 'prendas' deste mundo de tantos Manés... Não sei por quanto tempo aqui estarei, porém, de uma coisa sei, se no próximo ano eu estiver vivo, novamente, hei de dizer, bem contente: - Feliz dia da mulher!

SAI DELA, POVO MEU!

A oposição, a retaliação e à perseguição têm sido uma constante na trajetória da igreja. Para a Assembleia de Deus não se poderia imaginar outra situação. É só visualizarmos os fatos do remate da primeira quinzena de junho de 1911, mais especificamente entre os dias 13 e 18 daquele mês; quando, enquanto os fiéis irmãos de uma determinada Igreja Batista não apenas convidariam Gunnar Vingren e Daniel Berg para que, após dirigirem com espantoso êxito um culto naquela Congregação (13/06/1911), permanecessem com eles orientando-os, especialmente sobre a “nova” doutrina que trouxera consigo o batismo com o doce Espírito Santo.
Até aqui está tudo dentro do esperado, tudo ok. Haja vista que TEMOS QUE LUTAR — não contra pessoas; porém: — contra as forças espirituais da maldade que atuam justamente nos lugares onde chamamos de céu (Ef 6. 12). A nossa luta só fica em demasia complicada quando violamos o santo texto de Gl 5.15; devorando-nos literalmente uns aos outros. Quisera eu escrever somente às coisas belas da nossa denominação! Na verdade temos aqui algo…, ou melhor: alguém (Jesus Cristo) assaz especial. Entretanto, também temos coisas absurdas, carentes de serem suprimidas.
Não é impossível dizer não ao pecado; estou fazendo isso, com muito sucesso, há mais de trinta e quatro anos (ininterruptos), desde santíssimo dia 20 de agosto de 1976; de modo que fui criança, adolescente, jovem e, hoje adulto firme na fé. Difícil é dizer sim toda vez que o líder estiver totalmente equivocado e exigindo aprovação, louvor e aplausos…, quase sempre em detrimento da autoridade bíblica e com o apoio (irrestrito) de uma minoria poderosa (financeiramente). Os mesmos que hão de puxar-lhe o tapete!
Fazem a substituição do pastor e depois o indivíduo mais rico da igreja toma a palavra, numa simples e modesta festa de aniversário, e dá o seguinte ‘(triste)munho’: — “Quando O Pastor/Presidente me ligou e perguntou o tipo (perfil) do pastor que eu queria fosse enviado para a igreja desta Cidade — Eu respondi-lhe que: — Esse Pastor deve ser:

 Calmo (pra me suportar);
 Sisudo (pra me ouvir);
 Humilde (pra não interferir no meu governo)”.
 Quanto à sua esposa, essa sim, possui cada uma dessas virtudes!

O Cristianismo tem de ser abundantemente mais que isso! O povo de Deus tem apenas: um PASTOR — JESUS. Os demais, só são pastores enquanto puderem imitá-lo (Jo 13.15).

— Ah! Faltam 150 dias para o nosso centenário!
Vamos tentar fazer mais e melhor no nosso segundo século?

— Lamentavelmente, ou surge um novo “Lutero” ou esta igreja terá o mesmo fim (trágico) da Primitiva!

Caldas Novas, GO, 20 de janeiro de 2011.

A Gente se Fala Depois…

JESUS E JOÃO, O BATISTA

(Conjectura)

Texto Base: — “És tu aquele que havia de vir, ou devemos esperar outro?” (Mt 11.3).

Há coisas que Deus simplesmente não faz. — Ele é transcendental e seu poder ilimitado (obviamente). No entanto, suas obras às vezes esbarram em sua ética; nesse caso ele simplesmente age como se não tivera poder…, deve ser o que chamamos de ficar: De pés e mãos atadas! Deus não faz tudo o que quer, embora tenha autonomia para tanto. Mas Ele prefere efetuar apenas àquilo que estiver em perfeita harmonia com sua vontade e seus atributos pessoais; por isso, não faz nada sem propósito.
Que Jesus é Deus todos nós (crentes) sabemos, bem como sabemos que ele veio conhecer pessoalmente cada um dos problemas que o ser humano enfrenta e não resolvê-los (pelo menos não todos).
Hipoteticamente, ao ser encarcerado naquela cadeia pública…, João teria dito: — “Vocês não sabem com quem estão se metendo! Eu sou primo/ primeiro de Jesus, que é o Cristo. Tão logo Ele saiba que estou na prisão virá pessoalmente impetrar à ordem de Habeas Corpos! Eu sou cidadão romano… hein!” (conjectura).
Passados dias, Jesus continuou a realizar sua obra sem fazer sequer uma visitinha de cortesia àquele que o apresentara ao mundo! É evidente que João deu uma vacilada na fé…, ao ponto de enviar (dois) discípulos seus a levantar o seguinte questionamento: — “És tu aquele que havia de vir, ou devemos esperar outro?” — Ide e contai a João as coisas que vocês estão presenciando:

 Os cegos veem;
 Os coxos andam;
 Os leprosos são purificados;
 Os surdos ouvem;
 Os mortos são ressuscitados; ah!
 E (aos pobres), é anunciado o Evangelho.

Vai gostar de pobre assim lá em casa! Àqueles que visualizam nas: “pequenas igrejas…, grandes negócios”; farei a seguinte observação: — Neste ano em curso eu (Demétrio) completo 35 anos ininterruptos de fé e: — Nunca vi uma única igreja ser custeada com a grana de seus milionários! Ao contrário, estava eu sentadinho no meu canto num abençoado culto de santa ceia ao epílogo do ano de 1986 — em Pontalina, GO, onde o pastor Viegas dos Santos (Natal) anunciou que à partir da primeira ceia (santa) de 1987 não mais haveria leitura pública do relatório financeiro, a fim de não perdermos muito tempo destinado ao santo culto… então um suposto milionário da igreja pediu à palavra e indagou — “E quem dá um dízimo maior? Não vai poder saber se seu dinheiro está sendo bem investido?" (paráfrase). A isso o sábio pastor respondeu — “Aos que estão preocupados com o destino do dinheiro doado à igreja eu aconselho-os a descer À Avenida Comercial, ir ao Banco do Brasil e depositá-lo ali, lá o seu dinheiro estará seguro”.
Desde o capítulo 21 de Lucas…, as igrejas são bancadas com os dízimos e as ofertas (alçadas) de viúvas pobres (que oferecem até suas últimas moedas), lavadeiras, serventes, pedreiros, carpinteiros, alfaiates, costureiras, etc. porque os ricos normalmente não contribuem, investem; investem e querem ajudar a administrar o seu investimento! Por isso é vetado ‘pisar no calo’ dos mais abastados… Nos Estatutos que eu confecciono, sempre coloco uma ou mais cláusulas proibindo os doadores de tentarem administrar o bem doado; Destarte, deixemos essas querelas de lado e voltemos ao foco principal.
Jesus não foi tirar seu Primo da cadeia, até porque, a missão de João já havia sido cumprida e Ele estava livre, para ser assassinado (inclusive); porém, sua aparente falta de fé na identidade Santa do Cristo carecia de uma explicação. Para tanto Jesus passou a dizer:
— “Que saístes a ver no deserto? Uma ‘cana agitada’? Um homem bem vestido? (os bem-trajados geralmente são encontrados nos palácios); um profeta? Sim. E acrescentou: Ele é muito mais que um profeta! É o maior entre os nascidos de mulher…” exceto o próprio Cristo, naturalmente. Não somos quem as pessoas dizem que somos. Somos exatamente do tamanho que Jesus disser que somos! Isso é evidente.

Eu (Evangelista: Antonio Demétrio da Silva) Admiro a ‘fidelidade’ e à insistência daqueles que afluem para me assassinar; porém:

 Hoje escrevo;
 Amanhã ensino;
 Depois, faço maravilhas e (quiçá);
 Dentro de alguns anos terminarei cada uma de minhas obras.

Caldas Novas, GO, sábado, 08 de janeiro de 2011

A Gente se Fala Depois…

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...