EXISTÊNCIA

Como compor meu manifesto por inteiro, sendo eu um sujeito honesto e ordeiro? Se eu der testemunho de mim (‘bichim’), talvez diga o que não é verdadeiro (Jo 8.13). Mas, como me diria uma namorada boa… (de papo) que tive no biênio 91/92, ‘mermão’, — “… toda regra tem exceção!”. Então, eu estou aqui, de próprio punho, pra dar o meu testemunho, o que passo a aduzir:
Na sexta-feira, 20 de agosto de 1976 ouvi falar do santo Evangelho…, então pensei: — Isso é muito bom pra mim, pois, tem tudo o que eu mais quero: salvação, vida eterna, segurança…, enfim, tudo que o ser humano mais almeja! Desde então, com a maior das confianças, tenho abraçado esta ‘peleja’.
Bota peleja nisso, como é difícil ser crente! Aqui se enfrenta de um tudo, Zé… às vezes até se vê carente. Porém, logo brilha uma luz (que é Jesus) no fim do ‘túnel’ pra gente. Esse renova nossas esperanças e, com maior perseverança…, nos vimos seguir em frente.
Não era para eu estar aqui, este texto a escrever; porque, no dia dez de um mês de junho do ano de dois mil e sete, este simpático ‘pivete’ achou que iria morrer. De certa forma eu morri — para os que têm preconceito; mesmo assim estou aqui firme a falar com você, como vencer um grande mal e, sem perder, para tal, o jeito!
Jeito de poeta, também jeito de escritor… muito jeito pra profeta; levo até jeito pra “ator” (pastor). Alfaiate (modéstia à parte), dos bons! Excepcional em quaisquer melodias…, músico, cantor, compositor…, ah! Seguidor do Filho de Maria. O Cristo, aliás, de quem trago às marcas…, pois tenho sido estigmatizado; porém, quanto mais a situação parece chata, irmão, aí é que o meu coração fica ‘exaltado!’. Exaltado é força de expressão (amigão), pois é muito custoso explicar; e suportar à emoção de poder testemunhar?
— Está (tudo) muitíssimo bem comigo! E, para não continuar somente assim, recorri a um amigo do peito (Silvio), que arranjará um jeito de dar emprego pra mim.
Após o Acidente Vascular Cerebral em meu sistema ‘não nervoso’ e a cirurgia (TVM) efetuada em meu ‘bondoso’ coração…, estou muito mais amoroso que fora antes, principalmente para com a Dadá… à qual deixo até me levar pela emoção…
Estou digitando com mais ‘cautela’, olhando no teclado mais que de costume… entretanto, não possuo sequela, como deste texto se presume.
Amo-me, mais do que nunca! (como diria o Faustão) meu intelecto está intacto, bem aqui… e, a despeito do que vir; este sapiente sujeito sempre arranjará em ‘jeito’ de continuar a existir.

Já dizia o apóstolo: — “Tragada foi a morte na vitória” (Paulo/I Co 15.54).
Caldas Novas, GO, segunda-feira, 20 de setembro de 2010.

Demétrio.

A Gente Se Fala Depois...
Contate-me: ademetriosilva@gmail.com

PASSAGEM PARA 2011

Tem gente que gosta de falar e gente que sabe como o fazer;
Há quem goste de garatujar e gente que sabe escrever…

Gente que diz o que quer e quem sabe o que quer dizer;
Que está sempre de pé… independente do que sofrer!

Como é sofrido ser gente! Ser gente boa, ainda mais;
E quando se vê carente? Você: senhora, senhor, criança, moça ou rapaz.

Sei que neste 2010 alguns até quiseram desistir;
Porém, firmaram os seus pés, mesmo nas crises, e estão firmes hoje aqui.

Ano que vem a de ser bem melhor a nossa vida…, diz a TV mais assistida da cidade;
Conforme sua alvitração: — “Todos os sonhos serão verdade!”.

Não importa com que pé…, começaremos o ano direito!
E que o nosso amado pastor — (André) continue sendo escorreito!

Que ele nos faça crescer mais e mais na fé, quem sabe até: “50 anos em cinco (5)”;
Que adornemos cada vez mais a este já belo recinto…

Teremos aqui uma grande Banda (a BLACK/WHITE), com instrumentação à altura;
Sob a égide do pastor Élter, esta simpática figura! (apontá-lo).

Será muito mais aconchegante esta casa, até com ar condicionado;
Uma construção muito bem acabada, com suas acomodações ao lado…

Lado é modo de falar… pois: — estamos de um lado só!
Não há o que questionar; porque vivemos em amor…

Amemos a cada irmão de luz, de coração e por inteiro;
Isso ouvimos de Jesus que, na cruz, nos amou primeiro!

Feliz 2011 a todos!
São estes os meus mais excelsos protestos.
É isto o que eu realmente vos desejo e está explícito nestes versos.

A propósito (irmã Maria), Devo dizer a você: — Faltam 170 dias para centenário AD.

Caldas Novas, GO quarta dia 08/sexta-feira 31 de dezembro de 2010 — Demétrio.

A Gente Se Fala Depois...
Contate-me: ademetriosilva@gmail.com
Demétrio.

O Lado Inútil das Coisas Boas

Assisti no Fantástico, da Rede Globo, uma matéria onde admitiam o seguinte: "O Dilúvio fora uma realidade…, aconteceu há cerca de 7.500 anos (a.C.)”. Embora haja uma 'sutil' diferença de cinco mil, cento e cinquenta e dois (5.152) anos entre o Dilúvio de verdade e o 'dilúvio' global (conforme o que chamamos de Cronologia Aceita), é muito bom poder verificar que ao alvitrar sobre tão importante tema, a Rede Globo mais uma vez fora 'forçada' a admitir que: A BÍBLIA TEM RAZÃO!
Eu (Antonio Demétrio da Silva) assisto à Rede Globo desde 1973 e "desempregado" (atualmente), não menos que 40h por semana; quando indagado: — "por que essa aparente preferência pela Grade de Programação Global?" geralmente respondo o seguinte: — Ninguém sabe se a TV é boa ou ruim; na dúvida…, em matéria de coisa ruim…, a Globo é a Melhor. Mas não estou aqui para discorrer sobre Dilúvio ou Tv; passarei a argumentar (superficialmente) sobre questões políticas, mesmo que eu não seja PHD no assunto (ainda). No entanto, tenho 'presenciado' (historicamente) tudo que ocorre neste País desde o pisar do primeiro europeu nele. Vamos aos pontos enunciados:
Especialmente enquanto ensinam geografia, à uma os professores brasileiros comungam entre si das seguintes opiniões:

 O saneamento básico é indispensável à saúde pública;
 O aquecimento global é um problema muito grave;
 Não se pode construir a menos de cem (100) metros das margens de um rio, lago ou córrego e afirmam que: — tudo 'fazem' (na teoria) para evitar o aumento exacerbado da erosão;
 O trabalho dignifica o homem;
 É necessário qualificação para o trabalho; e muito mais…

No último quinquênio da Ditadura Militar…, a censura ainda corria livremente, porém, os mais inteligentes sempre encontravam um 'jeitinho' (brasileiro) de dar o seu recado; então eu li numa página do Jornal O Popular — destinada ao humor, o seguinte: — "Erro de médico a terra cobre" (pareceu engraçado, mas eu levei aquilo muito a sério); porque sei que — A terra cobre não só erro de médico, cobre muito mais. Cobre o produto da corrupção, da propina, do "mensalão/mensalim", da evasão de divisas, do peculato, do contrabando, do tráfico, inclusive de influência…, e do que chamam de "mau uso do dinheiro público" (tentem me 'enganar' que eu gosto).
Tratando—se de saneamento básico, o máximo que o cidadão (comum) pode fazer a fim de tentar zelar da saúde dos seus é cavar uma fossa — ilegal (seja ela séptica ou não). Com relação à água tratada…, os (pobres) que não têm condições de arcar com 7m³ mensais a título de "TAXA MÍNIMA" ainda que não a utilizem…, mais consumo…, fazem como eu: Botam o ouvido no chão onde 'sondam' o melhor lugar do lote e cavam uma cisterna — no meu caso, de água excelente. Então vindo o período das "vacas magras" (Gn 41) e faltando dinheiro suficiente para manilhar até à boca e ou lacrar ela fica mal fechada e, além de não merecermos um “cartão verde” da FUNASA, de vez em quando, caem ali cobras, sapos, lagartixas, calangos — que só percebemos quando apodrecem e bebemos o caldo. E que caldo! Se não fôssemos íntimos do Deus, que projetou cada "bichinho" peçonhento (inclusive) daqueles, já teríamos contraído, na melhor das hipóteses, graves doenças estomacais. Ah, as cobras existentes no nosso Bairro são corais (verdadeiras) e cascavéis.
Somente o Estado — em geral na pessoa do Chefe do Executivo Municipal (via Secretaria de Obras), geralmente sob a gestão de um 'fantasma' (funcionário) pode atuar na implantação de redes de esgoto, estações de tratamento de água, coleta de lixo e pavimentação asfáltica de Ruas. Para deixar bem evidente que política nada mais é que:

O LADO INÚTIL DAS COISAS BOAS,

Fora "articulada" a tal de Licitação — que bem poderia ser chamada de ilicitação, pois, de lícita só possui a semelhança no termo, haja vista que há poucos dias nosso presidente — O “Excelentíssimo” (só pra coincidir com os Arts. 282/83/84 CPC) Sr. LUIS INÁCIO LULA DA SILVA autorizou à veiculação, na grande mídia (Fantástico, né?), da 'compra' de “caças” (franceses) sob o pretexto de 'defender' o pré-sal, enquanto o processo legal de licitação apenas celebrava seus primeiros encontros. Sem falar que: aprovada a 'licitação' será sempre sinônimo de que se deu 1) preferência à incompetência 2) e não ao profissionalismo. Uma Ferrari sempre a de custar bem mais que uma carroça; na mesma proporção em que é: melhor, mais bonita e mais veloz!
A licitação não é sinal de economia nem sinônimo de barato. Porque a tudo que se decide neste País cabem recursos, e aos recursos, juntadas…, e a essas interlocutórias…, portanto, mesmo que não haja fraude na (i)licitação, haverá depois (sempre), estamos no Brasil. Aqui um cidadão só serve pra votar! Damos, ao resto do mundo, verdadeiras 'lições' de democracia, a cada dois anos; cada um dá o que tem. Temos quase cento e trinta e seis milhões (136.000.000) de eleitores, sempre prontos para escolher quais os 'corruptos' que hão de extorquir-lhes… nos próximos quatro anos!
Elegem um louco…, prefeito de uma das mais belas Capitais; então…, após ele deixar a sede do governo estadual (seis meses), literalmente entregue às moscas, ordena à pavimentação de aproximadamente meio quilômetro (500m) de estradas de rodagem, somente em frente à Prefeitura…, coloca um outdoor muito maior que a própria obra com a seguinte inscrição: — "Levanta, sacode à poeira, o asfalto chegou!"; como presenciei em Goiânia em 1987.
— "Precisamos amenizar os efeitos maléficos do aquecimento global" (dizem a maioria dos Chefes de Estados deste planeta). Marcam reuniões importantes — como a COP 15 — em Copenhague (na Dinamarca), onde sentam para discutir metas. Só para ficar bem claro que o ser "desumano" não sabe governar, o maior poluidor se 'comprometeu' a reduzir 4% "todinho" da emissão de gazes causadores do efeito/estufa (em suaves parcelas), enquanto o menor poluidor promete reduzir 38,9%. Tadim deste planeta, se depender do "amor" que esses maus administradores têm por ele! Tomara que os nossos netos nos perdoem.
Quanto ao: não construir a menos de cem metros das "matas ciliares", isso serve para enfatizar o que exclamou o ator Luis Melo, enquanto 'banqueiro' (Batista/O Cravo e a Rosa/2003): — "A lei é para os pobres!". Vejamos.
Com a construção da Barragem de Corumbá formou-se um belo Lago logo ao lado de Caldas Novas—GO; lá não há invasões por parte de moradores pobres, graças às leis ambientais e à falta de recursos para investir…, porém, além dos Empreendimentos "artísticos" disfarçados de Turísticos (nenhum dos quais pertencentes aos proprietários daquelas terras), há ali uma bela residência de veraneio do meu amigo deputado estadual Evandro Magal, quase 'caindo' dentro d'água.
Eu tinha dezesseis (16) anos quando fui 'filiado' (obrigado) ao primeiro Sindicato de Trabalhadores e dezessete (17) quando fiz o primeiro acerto na presença de um preposto do mesmo. Na época, o contador da Empresa onde eu trabalhara mostrou os números contendo os meus proventos ao Sindicato (representado) e este me disse: — "Você está recebendo isso, mais isso e mais àquilo; tá de acordo?" Eu disse: — Acho que é isso mesmo, parece que está certo. Então fiquei achando que os sindicatos realmente haviam sido criados para beneficiar à classe trabalhadora junto aos patrões, na época: ignorantes, prepotentes e inacessíveis.
Eu estava equivocado, pois, com o passar do tempo. Passei a observar o seguinte: Os Sindicatos Passariam a representar os interesses dos patrões e não mais dos empregados. Deve ser por isso que o "sindicalista" LULA governou tão mal. Hoje…, Sindicatos de quaisquer classes são sinônimos de salários reduzidos, baixo poder/aquisitivo e escassez nos nossos bolsos. Nos bolsos de quem trabalha; sem falar no sistema previdenciário que é uma merda…, a despeito das falsas promessas (de campanhas) que ouvimos exaustivamente todos os dias. A grande verdade é que: o Partido dos Trabalhadores (PT) sequer se importa com os que realmente trabalham! Se o "Luisinho" realmente criou quase quinze milhões de novos postos de trabalho o fez enquanto empurrou trinta e dois milhões de pobres para a miséria; isso é fato! Agora, que o pleito passou…, a TV (que o reelegeu/na Dilma Rousseff — para 3º mandato) já noticia isso abertamente.
Quanto ao trabalho que tanto (dizem) dignifica o homem…, Ainda ontem na campanha presidencial petista fora vaticinado que o PT acaba de criar mais de quatorze milhões de vagas de emprego neste País…, só se haviam quase 15.000.000 de militantes petistas desempregados, porque, os verdadeiros números, os que dizem respeito à situação real do povo brasileiro; que normalmente não têm dinheiro para mandar que façam exposição de sua figura na grande mídia, a propagar àquilo que jamais se realizara, este jamais botaria sua cara na TV para mentir em favor desse 'governo'; que tem muito dinheiro para emprestar ao Banco Mundial, dar muitos bilhões de dólares para não "quebrar" seus Banqueiros — como se não soubera ser o SPREAD da máfia bancária daqui um dos mais elevados do mundo! E, numa atitude de desrespeito à nossa inteligência, explica o "presente" de cem bilhões de dólares tirado das bocas daqueles para os quais supostamente criou-se o: "Fome Zero" (come/ zero), com o seguinte embuste: "Não pode faltar dinheiro para o crédito!" — Quem nada em bilhões de dólares não precisa ganhar mais dinheiro, sob nenhum pretexto…, os que precisam de crédito são os cidadãos pobres que vos elegeram…, otário/dades!
O Senhor Presidente vive viajando e nunca foi até o Sudão! Lá, além de simplesmente não haver cobrança de tributos nem impostômetro… (com taxa média de 100.000.000.000/mês), há pouco, o Chefe Maior do Executivo presenteou a cada família pobre com mais de dois mil dólares; e disse: — "Isso é pra tentar fazer uma melhor distribuição de renda".
O conselho de Jesus, que nunca se associaria a Judas ou a Fariseus (diga-se de passagem), é justamente o seguinte: — "Se queres distribuir renda, então dê a quem dela necessita!" (Apud in Bíblia Sagrada/Paráfrase/Evangelhos).
É evidente que é necessária a qualificação para o trabalho; e muito mais… Não obstante, qualificação para o trabalho tem de passar pelos fatores: inteligência, especialização, graduação, notável saber (Lei 9.394/ 20 de dezembro de 1996); e não pela cor da pele e ou classe ou subclasse social! Para quem não sabe…, o motivo príncipe que culminou com a 1ª vinda de Deus (em Cristo) a este mundo, fora exatamente o seguinte: Ele veio tornar iguais às classes sociais! (Isaías 40.3,4; Mateus 3.3). Se mesmo assim os que se dizem líderes insistem em separar os seus liderados por classes: “A”, “B”, “C”, “D” e “E”, pelo menos o façam levando em conta o que há dentro de suas cabeças. Vai que — na cabeça (A) tem o "a" da avareza, na (B) o "b" da bosta e assim subsequentemente… se esse (E) for o "e" da eficiência e ou da excelência, compensa estar nesta classe. Acabo de descobrir porque (há mais de três décadas) me chamam expert.


Caldas Novas, GO (sábado), 13 de novembro de 2010.

A Gente se Fala Depois…

Autor: Demétrio.

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...