SEDE MEUS IMITADORES!
(I CO 11.1)
O polêmico capítulo onze da 1ª carta aos coríntios começa com um chamado "Paulino" para que aqueles irmãos se esforçassem no sentido de imitá-lo. "Sede meus imitadores, como também, eu sou de Cristo" (I Co 11.1).
É evidente que há uma distância muito grande (não apenas de tempo) entre Paulo e este simples servo que vos escreve! Entretanto, por estar bem mais perto de imitar um apóstolo que o próprio Cristo, foi que escolhi do texto apenas às primeiras sentenças (parte "a").
Perdoem-me, pastores: GOMES (GEZIEL NUNES), DE OLIVEIRA (EURÍPEDES MARCIANO) E GILBERTO (ANTONIO); porém, devo ser sincero (como é peculiar ao meu caráter) e expressar que: na minha humilde opinião, no Brasil, jamais se levantou outro mestre que pudesse se igualar ao meu amigo Valgenor de Oliveira (de saudosa memória). Nos seus sábios ensinos… sempre que possível, ele dizia que: "… quando na nossa cabeça começar a aparecer às cãs, já estaremos aptos para dar alguns conselhos". Com muitíssimo respeito à memória de Pr. Valgenor…, sou forçado a concordar com parte do sermão de Eliú (o mais jovem dos quatro amigos de Jó): "nem sempre serão as cãs que darão a palavra final… embora soubessem discursar muitíssimo bem!". Willian Shakespeare disse que: "O homem de se tornar sábio antes de se tornar velho". Provavelmente, ele estava certo.
A carta aos Hebreus 5.12, fala-nos de um grupo que (em idade adulta) ainda carecia de leite, mas (também), nos dá contas de que: — o tempo de casa, normalmente produz mestres.
Só tenho 41 anos e (a maioria dos), meus cabelos ainda estão naturalmente pretos! Minha idade na fé, entretanto, ultrapassou 32 anos, desde o dia 20 de agosto de 2008, meus exemplos como servo de Deus são, sim, dignos de serem imitados, todos eles! Embora não quero que os leitores deste texto venham a beber o cálice que tenho bebido.
Há vinte e um anos, exatamente, quando havia acabado de fazer um curso de alfaiate… sou o "DEMÉTRIO’S ALFAIATE" (modéstia à parte), confeccionei uma calça p/ um sujeito (‘neo convertido’), tribuloso…, ele: ‘não gostou’ da referida calça e, depois de cortá-la a golpes de facão, foi ao culto onde eu estava e, lá chegando, logo se soube de sua cólera infundada, haja vista que a tal calça, na verdade, havia ficado ótima; ótima não, perfeita, como todas as outras calças que confeccionei ao longo dos meus vinte e um anos de carreira, inclusive; então, um dos presentes àquela reunião, tomou à palavra e ‘apaziguou-o’ dizendo: "calma irmão fulano, você, a pouco estava tão firme na fé…, isso… é porque o diabo usa os seus vasos (seria eu o tal ‘vaso’ do diabo) para enfraquecer os novos convertidos…". A propósito: o homem nem era novo, nem convertido! E, não por minha causa ou daquela calça, cedo desistiu definitivamente da fé (que jamais possuíra) e da igreja (Sl 101.7). Eu, porém, pela graça de Deus, sei que sou um vaso dele, para honra! E, continuo firme na ‘rocha’. Nada, nem ninguém poderão separar-me do amor de Deus — que está em Cristo, Jesus (onde estou e estarei sempre arraigado).
Não por acaso, estava eu no dia seguinte naquele mesmo local para um abençoado culto de oração, onde as irmãs leram, na 3ª carta de João, as seguintes palavras: "Todos dão bom testemunho de Demétrio". Todos ali ficaram me olhando, como que espantados. De fato, tenho alcançado em todo o tempo bom testemunho! Naquela mesma oração Deus usou uma profetisa que, muito inspirada me disse: "Meu servo, você está para passar uma dura prova e irá sofrer muito, porém, se você resistir e vencer… eu te farei muito bem e tu cantarás em meu louvor…".
Poucos dias depois, por exemplo, fui abandonado com meus dois filhos pela esposa que eu amava e com quem esperava passar o resto dos meus dias… lembrei-me da profecia, orei e disse a Jesus: "… o teu amor me é mais importante que o amor das mulheres! Dá-me graça para permanecer firme na fé, em comunhão contigo e com a tua igreja… passe o tempo que passar". E, só pra contrariar, fui à noite para a igreja onde fiz questão de cantar: "Sei que os problemas vão surgir, sei que provações virão! Mas, põe a tua fé no intercessor que é Jesus..., pois não há barreiras para aquele revestido do poder que vem de Deus..." (Álvaro Tito).
Seis longos anos se passaram até o meu segundo e, último casamento. Fiquei todo aquele tempo sem transar, inclusive. Como parte de minha recompensa, o meu Deus permitiu que eu me casasse novamente; desta vez, muitíssimo bem.
Há alguns dias eu disse para um amigo que fiquei seis anos sem transar entre os dois casamentos, então, ele respondeu:
— Só seis anos?
— Eu fiquei dez anos, quando era pregador!
Ocorre que eu continuo firme, enquanto meu brother deixou de pregar! Quiçá, resolveu ‘dar um tempo’ na sua ‘caminhada’ espiritual.
Tudo isso realmente me ocorreu quando eu era apenas um leigo (um membro), ocorre, que, entre 1991 e 1995 me formei em teologia e, desde então, ministro aulas sobre os diversos temas espalhados pela Bíblia Sagrada. Talvez eu tenha adquirido um pouco de vaidade, talvez eu tenha achado que fiquei muito importante e, quem sabe a humildade, própria de meu caráter cristão, haja diminuído!
Ocorreu, desde o ano de dois mil e seis (2006), que enfrentamos (eu e minha adorada esposa) um tempo de escassez…, pensando que um homem da minha envergadura não poderia ser submetido a tais sofrimentos…, fiquei enjoado e, na minha ignorância, resolvi apelar com o meu Senhor, e, depois de prometer para minha querida esposa que seria impossível piorar à nossa situação, ainda, tive coragem de exigi, de Deus, um tratamento especial (vip) para o seu ministro.
A propósito: Ele me deu um tratamento especial! Cumpriu o Dt 8.3, literalmente, na minha vida. E, para aumentar à nossa fé, permitiu que eu tivesse um derrame cerebral na madrugada de dez (10) de junho (6) de dois mil e sete (2007). Cento e vinte e um dias depois (em 11 de outubro daquele ano), fui submetido a uma cirurgia cardíaca TVM, da qual ainda me recupero. Hoje, proibido pelo meu médico de voltar ao trabalho, estou na dependência dos cuidados carinhosos de meu querido Deus que sempre tem cumprido cada uma de suas promessas para a minha vida e para a de minha esposa.
Que ninguém sofra como tenho sofrido, são os meus mais sinceros protestos em favor de cada servo e cada serva de Deus dentre os leitores deste texto! Entretanto, caso alguém esteja fadado a enfrentar adversidades semelhantes, SEDE MEUS IMITADORES! Saibam que: "Vale à pena aprender o segredo pra viver contente, em quaisquer circunstâncias" (Fp 4.11-13).
Caldas Novas-GO (sábado), 25/10/08.
Evangelista: Antonio Demétrio da Silva.

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...