MULHRES IMPORTANTES

PRIMEIRO ATO: — Elas ‘morrem’ e, chegando ao céu comentam seus feitos…

PRIMEIRA CENA: — Morre Maria (mãe do Senhor) e/ou a discípula Dorcas… então, ela(s) encontra(m) no céu um (seleto) grupo de vinte e quatro (24) irmãs ‘de vestes brancas’ (preferencial), que passam a apresentarem-se umas às outras e a falar de suas proezas na terra.

1) EVA

— Eva é o meu nome. Fui esposa de Adão;
A quem Deus constituiu coroa da criação…
Tenho um lugar na história e um importante papel;
Fui de meu marido a glória, fui companheira fiel!

2) SARA

— Desde o dia em que escolheu ao meu ‘senhor’ Abraão
O Senhor me prometeu — “Serás mãe da multidão”.
A princípio eu achei graça, pois tinha idade avançada…
Mas ele me fez compreender que apesar d’estar cansada
Tudo é possível ao que crê! E, por causa de seu querer:
Tirou-me da solidão, lançando o opróbrio ao chão…
Deu-me Isaque o pai de Esaú e Jacó… fui levantada do pó;
E agora estou aqui, não canso de repetir:
Dou glórias ao grande Deus, porque por amor aos seus,
Trouxe alívio ao oprimido — enviando o seu filho querido.
Que veio salvar o mundo daquele abismo profundo…
Do abismo do pecado, quando foi crucificado…
Pra salvar ao pecador na cruz mostrou o seu amor.
Amor que liberta o homem e alimenta ao que tem fome…
Graças a Deus que nos deu o Cristo, tudo estava previsto.
Nasceria de uma mulher — fazendo àquele que quer
Ser por ele alcançado, viver feliz ao seu lado…
Então, ao subir ao céu, levou os ‘cativos’ seus…
Venceu as trevas que imperavam e deixou livre à entrada
Ao reino de sua glória — mudando o curso da história:
Jesus nos deu a vitória!

3) REBECA

— Sou ‘eleita’ o melhor tipo da esposa do cordeiro…
Pois, como Cristo e sua igreja: —vivi um amor verdadeiro.
Tivemos um lindo encontro — desde o qual me apaixonei.
Assim como a santa igreja ama a Jesus, seu noivo e Rei.
Mulheres: sigam ao meu exemplo e amem os seus maridos!
Com o mesmo tipo de amor que a igreja tem por cristo…
Cristo Jesus é a ‘cabeça’, na qual o ‘corpo’ funciona.
Basta falar o seu nome e o coração se emociona…
Vocês são todas eleitas e ‘hoje estão’ glorificadas.
Têm salvação garantida, pois foram santificadas…
Tens às ‘vestes’ branqueadas pelo sangue de Jesus;
São dignas de grandes honras, pois vós sois filhas da luz!

4) LÉIA

— Ajudei a edificar à casa de Jacó…
Fui sua ‘primeira esposa’ e Deus não me deixou só;
No dia em que minha irmã contra mim se levantou…
Permitiu que eu fosse mãe e sua madre cerrou.
Seis de seus filhos me deu, por isso agradeço a Deus;
Que dá honra à desprezada e tira à dor da amargurada!
Louvo a esse Deus bendito, pois sou parente do Cristo.
Reconheço — não mereço. Mas, é assim que ele faz:
Basta que estejamos nele, venceremos a satanás!

5) RAQUEL

— Tive a sorte de obter o ‘favor’ de meu marido…
Também fui a "feliz mãe" de seu ‘filho preferido’…
Meu filho salvou o mundo, assim como o filho de Deus…
Preservando à descendência deste santo povo seu!

6) JOQUEBEDE

— Eu fui a mãe de Moisés — o grande líder de Israel.
Profeta como Jesus, homem mui chegado a Deus…
Faca a face com o Senhor, tanto intercedeu por nós…
Que até me fez ouvir sua meiga e doce voz…
Hoje é Cristo quem intercede, sentado ao lado de Deus;
É o nosso único mediador, da aliança superior…
Supera em honra a Moisés, que fora exemplo dos fiéis.
Cristo Jesus é o primeiro. Filho do Deus sem igual!
Venceu das trevas o ‘reino’; esse nome é o tal!

7) MIRIÃ

— Apesar da sedição e de sua conseqüência…
Alcancei à salvação por sua beneficência.
Ele me fez entender, que o desejo por ‘poder’
Não nos leva a ‘decolar’…
O melhor é colocar a cabeça no lugar…
Agora, eu: Miriã; vossa humilde irmã:
Sou exaltada por Deus, galardoador do fiel;
E, espelhando-me em meu irmão…
Com os ‘pés’ firmes ao chão…
Sei que Deus é soberano. Pois ele abate ao tirano;
Se hoje estou no paraíso e tenho vocês juntas comigo;
Não foi porque mereci… mas, porque ele (por mim),
Fez tudo o que fora preciso.

8) DÉBORA

— Sou a vossa irmã Débora, a profetisa do Senhor!
E movida pelo amor que tinha pela nação
Enfrentei à multidão do exército inimigo…
Que por nós fora vencido no dia da grande guerra…
Juntamente com Baraque e, auxiliada por Jael,
Que em sua casa ‘recebeu’ àquele general…
Livrou-nos do grande mal que sobre todos viria;
Mostrando com ‘alegria’ sua participação.
Com a estaca e o martelo mostrou sua habilidade
E, salvando sua cidade — Cravou a Sísera no chão.

9) MÃE DE SANSÃO

— Fui eu a mãe de Sansão e esposa de Manoá;
No tempo em que a ‘multidão’ contra Deus veio a pecar…
Um ‘forte’ filho ele me deu — com sua força incomum.
Contra mil ou contra um — a Israel ele julgou…
E, dos filisteus nos libertou… tornou-se um herói importante.
Com sua força de gigante, prestando-nos grande serviço…
E por esse benefício sua salvação ganhou!


10) RUTE

— Eu sou aquela moabita que se casou com Boaz;
Pois ele quis me remir, assim como Cristo faz…
Fui bisavó do rei Davi, grande príncipe do Senhor…
E mostrei o quanto é bom que os irmãos vivam em amor!
Apesar não nascer na família de Israel
Alcancei o ‘lugar de honra’ que Deus dá ao que é seu.
Vivi em prol da família, amei muito aos meus parentes;
Também ainda tive tempo de dar à mão aos carentes.
E por isso estou aqui gozando às bênçãos do céu…
Pois a vida no porvir é para o crente fiel!

11) ANA

— Sou Ana, serva do Senhor… e muito ‘lutei’ com Deus.
Pois, apesar do grande amor que meu marido me deu;
Descobri que não podia ser mãe, pois fora mulher estéril;
Então exigi que Deus me esclarecesse o mistério…
Um filho eu desejei e ao meu Senhor supliquei…
Fui mãe daquele Samuel… um ilustre homem de Deus.
Juiz, sacerdote e profeta — um homem de vida correta.
Que muito intercedeu por nós… e Deus ouvira sua voz…
Ele julgou a Israel — guiando muitos ao céu.
Venceu à calamidade e, desde sua tenra idade;
Oh! Quanto orgulho ele me deu!

12) ABIGAIL

— Meu nome é Abigail, eis esposa de Nabal;
Que afrontou ao rei Davi, pois fora um homem do mal.
Mas, o Senhor me usou e me deu sabedoria;
Eu consegui evitar o mal que nos causaria…
Assim faz a mulher sábia — sua casa edifica…
Cuida bem de sua gente e sua vida santifica.
Toda mulher virtuosa fará do jeito que eu fiz...
Não desperdiçando à chance de fazer seu povo feliz.
Deus honrou à minha fé, fez de mim uma rainha...
E ao lado do rei Davi… traçou à história minha.

13) ESTER

— Há quase 500 anos, antes da hera bendita;
Quando a rainha Vasti de sua glória foi despida.
Buscaram a muitas moças, mas eu fui a escolhida!
Surgira um plano sinistro para exterminar minha gente;
Pra por fim à descendência do filho do onisciente;
Então ele me levantou, no trono me colocou;
Vencemos ao ‘inimigo’...
E Mordecai junto comigo, sobre ele triunfou.

14) ISABEL

— Isabel é minha ‘graça’... fui a mãe de João (o batista);
O precursor do messias, também grande evangelista;
Apresentou Jesus ao mundo e muito bem dele falou;
O mais honrado dos homens, no entanto um sofredor,
Disse João: “ele é o maior... sou apenas seu amigo...”.
E para ficar ‘pior’ padeceu como bandido;
Porém na história ficou o seu exemplo de amor
Do primo primeiro de Cristo! Pois ser grande não é ser visto;
Mas: “servi-lo com fervor”.

15) PROFETISA ANA

Viúva de quase 84 anos, nessa história eu apareço;
Dentre todas essas mulheres… sabendo que não mereço;
Fui eu quem pegou ‘primeiro’ o bendito salvador;
Que veio trazer ao mundo a maior lição de amor:
Cresceu ele na prudência e também em estatura:
O messias que eu esperava, de Deus a própria figura;
O Simão quando o viu, no chão quase sucumbiu;
Mas Deus o colocou de pé e pra provar sua fé;
Usou-o em profecia, mostrando o quanto sofreria;
Com a ‘espada’ em sua alma, porém demonstrando calma;
Havia de padecer e sua mãe tudo ia ver;
Mas, ele ressurgiria e ao seu pai voltaria;
Donde virá com poder!

16) MARIA MADALENA

— Fui apenas uma discípula, alcançada pelo amor.
Amor que desceu ao mundo na pessoa do Senhor...
Ele é o Deus verdadeiro representado em Jesus...
De todos é o primeiro, fonte da divina luz.
Quando da ressurreição, eu fui a primeira a lhe ver!
Corri e contei-o aos seus, que hesitaram antes de crê...
Mas, logo ele apareceu e confirmou minhas palavras...
E sentado à destra de Deus, intercede por sua causa.

17) MARTA

— Sou aquela irmã de Lázaro a quem Jesus ressuscitou;
Foi para mim que ele disse:
“Crê somente em quem EU SOU…”.
E a ‘Lázaro’ que tinha morrido: “EU sou a ressurreição”.
Hoje digo e faz sentido: que bom foi o tê-lo ouvido.
Pois além de meu amigo, ele me deu galardão!

18) SALOMÉ

— Dentre as irmãs que ajudaram como suas fies discípulas;
Meu nome se faz lembrar, por sua graça infinita;
Não que eu tenha feito tanto para o bem do reino de Deus;
Mas, porque ele assim o quis, dando-me lugar feliz;
E, por isso aqui estou eu…

19) MÃE DE TIAGO E JOÃO

— Na minha ignorância e, visando o bem dos meus filhos;
Fiz um pedido ‘absurdo’ talvez por falta de humilho;
Mas depois eu entendi que o bem que pretendi…
Deus dá a quem ele quer, só depende de sua fé…
A propósito: Ele me ouviu e cada um dos filhos meus
Têm servido de exemplo para aqueles que contentos
Querem agradar a Deus!

20) SOGRA DE PEDRO

— Sogra de tão grande homem, confundido com o Cristo até;
Também foi crucificado por causa de sua viva fé…
Dizem que ele fora papa, acho até que foi maior…
Entretanto, tão humilde que ao sinédrio impressionou!
No dia de pentecoste pregou para a multidão;
Mostrando que somente em Cristo está a nossa salvação.
Milhares se converteram, outros, pasmaram-se de ver…
“… este é aquele Pedro ‘indouto’ falando com tanto poder?”.

21) RODE

— Eu era apenas uma menina. Um ‘projeto’ de mulher;
Mas, a muitos impressionei através da minha fé…
Enquanto todos oravam por Pedro que estava preso;
Eu trouxe-lhes à boa nova e a eles deixei surpresos…
E, porque acreditava na oração que se fazia,
Fui atender o portão já sabendo que havia…
Acontecido o milagre que ocorreu naquele dia.

22) PRISCILA

— No livro dos atos seus, os apóstolos me registraram.
E com meu marido Áquila, eles muito me honraram…
Se ‘eu estou’ na Bíblia Sagrada, não fora porque pedi;
Mas, porque na minha casa guarida eu ofereci;
Aos homens santos de Deus, que viveram em prol dos seus;
Lutando por sua obra aqui.

23) NINFA

— Sou Ninfa, amiga de Evódia, nomes um tanto esquisitos;
Porém, fomos cooperadoras da santa causa de Cristo;
Ao sermos lembradas por Paulo nos seus escritos sagrados;
Temos os nomes registrados nos anais do livro amado…
Quando chegamos aqui onde estamos: — no porvir;
Ele disse-nos: — filhinhas, parabéns!
Pois ofertaram os seus bens; só pra poder me servir!

24) A ELEITA

— João chamou-me de ‘eleita’ e de irmã firme na fé;
Disse que amei a verdade à qual professava até…
Se eu estou aqui glorificada e fui por Cristo transformada;
Corpo santo eu recebi, estou segura no porvir;
Então, sou tipo da igreja que ao vencer à peleja;
Subirá ao paraíso, eu sei que isso é preciso;
Pois ele não tarda em ‘ir’.

Esta peça foi composta para teatro ou jogral — qualquer igreja, ONG e outros seguimentos da sociedade que tiverem interesse de apresentá-la (sem plágio) estão autorizadas.


Caldas Novas, 05 de outubro de 2004। Evangelista — Antonio Demétrio da Silva.

Registre aqui suas perguntas e tire suas dúvidas sobre teologia. E-mail ademetriosilva@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Êxodo Capítulo 31

  PENTATEUCO – O LIVRO DE ÊXODO Escola Teológica Aberta Para Centros Educacionais de Joven...